O CAU/RJ realiza nesta sexta-feira, 7 de abril, Seminário sobre Assistência Técnica do CAU/RJ. O evento é organizado pelas Comissões de Exercício Profissional, Ensino e Formação e Políticas Urbanas do CAU/RJ e será realizado, de 9h às 19h, com credenciamento a partir de 8h30, no auditório da sede do Conselho, na Avenida República do Chile 230, no Centro do Rio. As pré-inscrições já foram encerradas, mas haverá transmissão ao vivo. O auditório tem capacidade para 150 pessoas. O público excedente poderá assistir às palestras por meio de telão nas dependências do CAU/RJ no 23º andar.
Assista ao vivo:
“Uma das missões do Conselho é restabelecer o papel social do arquiteto e urbanista. E a Assistência Técnica é uma importante contribuição dos arquitetos e urbanistas para melhorar a qualidade de vida nas cidades. Não é à toa que a Assistência Técnica tem sido frequentemente debatida no Conselho e será tema do primeiro seminário em nossa nova sede”, afirmou o presidente do CAU/RJ Jerônimo de Moraes.
Para a coordenadora do evento, a Conselheira Marcela Abla, o principal objetivo do Seminário sobre Assistência Técnica é o de reunir profissionais que possam discutir experiências já aplicadas em favelas e ocupações residenciais. “Este seminário é aberto para a comunidade de arquitetos e urbanistas e estudantes visando traçar metodologias de atuação e as bases para um futuro curso de capacitação sobre o tema a ser desenvolvido pelo Conselho”, explicou.
Entre os palestrantes confirmados estão nomes como o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, Clovis Ilgenfritz, ex-deputado federal que levou o tema da assistência técnica à pauta da Câmara; Maria de Lurdes Lopes Fonseca, coordenadora do Movimento Nacional de Luta pela Moradia; Tatiana Terry, professora da PUC-Rio e sócia do escritório ArquiTraço Projetos com expertise em Programas de Urbanização de Favelas; Gilson Paranhos, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab); Regina Bienenstein, professora de pós-graduação da UFF e coordenadora do núcleo de estudos e projetos habitacionais e urbanos da UFF (Nephu); Tânia Castro do Posto de Orientação Urbanística e Social (Pouso); Angela Gordilho da UFBA.
Os temas das mesas serão: Contexto da Habitação no Brasil e Assistência Técnica; Panorama da Assistência Técnica no Brasil; Residência Profissional e Experiências em Universidades; Aperfeiçoamento Profissional e Capacitação; e Experiências cariocas: programas oficiais e autogestão.
O presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes, abordará a experiência do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP), desenvolvido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio de Janeiro, como uma forma de qualificação de arquitetos e urbanistas recém-formados. O programa também será debatido pelas arquitetas e urbanistas Fernanda Bizzo e Helga Santos que participaram do projeto como arquitetas residentes e Laura Elza Gomes e Maurício Campbell, arquitetos orientadores do programa.
Em 2017, os CAU/UF vão destinar 2% de seus orçamentos para apoiar projetos de Assistência Técnica para Habitação Social. A assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social no Brasil é garantida pela Lei 11.888/2008.
Confira a programação*
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
Jerônimo de Moraes, Presidente do CAU/RJ
9h30 às 10h30 – Mesa 1: Contexto da Habitação no Brasil e Assistência Técnica
Nabil Bonduki, arquiteto e urbanista
Mediação: Conselheira Marcela Abla, Coordenadora do Seminário
11h às 12h30 – Mesa 2: Panorama da Assistência Técnica no Brasil
Gilson Paranhos, Codhab
Clóvis Ilgenfritz, ex-deputado federal
Mediação: Jerônimo de Moraes, Presidente do CAU/RJ
12h30 – Intervalo
14h às 15h30 – Mesa 3: Residência Profissional e Experiências em Universidades
Regina Bienenstein, Nephu/UFF
Angela Gordilho, UFBA
Mediação: Diretor adjunto financeiro Júlio Bentes, Coordenador da Comissão de Ensino e Formação
15h30 às 17h – Mesa 4: Aperfeiçoamento Profissional e Capacitação
Maurício Campbell e Laura Elza Gomes, arquitetos orientadores do PAP
Fernanda Bizzo e Helga Santos, arquitetas residentes do PAP
Mediação: Conselheira Silvia Barboza, Comissão de Política Urbana
17h às 18h30 – Mesa 5: Experiências Cariocas: Programas Oficiais e Autogestão
Maria de Lurdes Fonseca, MNLM
Tânia Castro, Pouso
Tatiana Terry, ArquiTraço
Mediação: Diretor Técnico Augusto César Alves, Coordenador da Comissão de Exercício Profissional
* Programação sujeita a alterações