O CAU/RJ realizou em dezembro de 2012 o I Encontro com a Sociedade. Esse encontro é um instrumento regimental que determina que o Conselho tenha um compromisso com a sociedade. Com essa obrigação, o CAU se mantém em seu caminho de ser um Conselho que não atende somente aos interesses da categoria. A obrigação é debater e defender os interesses da sociedade.
Na abertura do I Encontro CAU/RJ com a Sociedade, o presidente do Conselho, Sydnei Menezes, destacou a importância do evento e lembrou que o Conselho está em formação e por isso é importante a participação dos profissionais nesse processo. “Nos ajudem, participem, critiquem para que a gente possa manter esse sonho da autonomia profissional”, disse Sydnei.
No Encontro, o CAU/RJ prestou uma homenagem ao grande mestre, Oscar Niemeyer. Foi exibido um vídeo com o depoimento do arquiteto sobre a criação do novo Conselho. O Subsecretário de Urbanismo Regional e Metropolitanos da Secretaria de Estado de Obras do Rio de Janeiro, Vicente Loureiro, também participou da abertura do evento. Ele enfatizou a referência viva que era Oscar Niemeyer que durante a vida toda primou por valorizar a arquitetura.
No primeiro debate a mesa foi composta por Sergio Conde Caldas, diretor de planejamento da Concal Construtora; Guilherme Lassance, professor associado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ; Mariana Estevão, presidente da ONG Soluções Urbanas e coordenadora do Projeto Arquiteto de Família; e o mediador Celso Evaristo, vice-presidente do CAU/RJ.
O tema “O Papel do Arquiteto e Urbanista na Sociedade” provocou debate sobre assistência técnica, espaços públicos, procedimentos da profissão, discussões públicas sobre projetos para a cidade e trocas de experiências profissionais. A participação ativa e espontânea dos profissionais presentes foi fundamental para o sucesso da mesa.
O segundo debate sobre “O Arquiteto e Urbanista – Formação e Exercício Profissional” teve a participação de Demetre Anastassakis, vice-presidente de Arquitetura do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia; Gogliardo Vieira Maragno, vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA); Lucas Faulhaber, representante da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA); Ruy Resende, fundador da Ruy Resende Arquitetura (RRA) e do mediador Carlos Eduardo Costa, professor associado da UFRRJ e coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/RJ.
Os participantes discutiram ideias para diminuir a distância entre a prática e a formação profissional. Avaliaram a função do Conselho na transformação que a cidade está passando e a ideia de fóruns temáticos. Também foram abordados os novos desafios para o arquiteto, que são o conhecimento técnico, a capacidade de gestão, a sustentabilidade e como alcançar e manter os novos parâmetros de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde.
A iniciativa do CAU/RJ em debater temas importantes para a categoria, além de abrir espaço para aqueles que não são arquitetos, foi elogiada pelos participantes. Todos reconhecem e enfatizam que essa troca de ideias é fundamental para a qualidade do exercício profissional.
No encerramento o vice-presidente do CAU/RJ, Celso Evaristo, reafirmou o papel do Conselho de fiscalizar o exercício profissional com rigidez e consciência. Para ele, esses espaços de discussões democráticas colocam à disposição da sociedade o saber que o arquiteto e urbanista possui. Por isso, a importância de realizar outros Encontros.
Confira a galeria de fotos.