O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) participou de uma matéria do jornal O Dia, em 7 de setembro, sobre o aniversário de 80 anos da histórica Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias do Centro do Rio de Janeiro.
Inaugurada durante o período do Estado Novo, em 1944, a Avenida Presidente Vargas, com seus 4 quilômetros de extensão, foi projetada para ser um símbolo do desenvolvimento do Brasil da época. Intervenção ambiciosa, a via que liga o Largo da Candelária à Praça da Bandeira, foi concluída em pouco mais de três anos e atualmente é caminho de milhões de cariocas diariamente, tornando-se essencial para a mobilidade da população.
Para o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, a obra foi a maior intervenção urbanística da cidade até o momento: “Naquela época, era importante se criar essas vias para o desenvolvimento da cidade. E foi uma obra que representou um grande desafio para engenharia e o urbanismo brasileiro. Sem dúvida nenhuma, na sua época, foi uma das maiores obras de engenharia do Brasil e certamente a maior do Rio”.
Mais de 500 prédios foram derrubados para dar lugar a Avenida Presidente Vargas, mas o projeto de modernização do Centro não chegou a ser concluído, como explica Sydnei Menezes: “Evidentemente que não me refiro as vias de rolamento, mas sim ao seu entorno, sua ocupação. Até hoje, ao longo dos quatro quilômetros, existem vários trechos que a tão sonhada e desejada urbanização não aconteceu. Ao longo da via nós vemos vários vazios. A modernização dessa região previa a construção de prédios emblemáticos, que representassem os centros do mercado financeiro, as sedes das grandes empresas e indústrias… isso aos poucos foi definhando e não aconteceu”.
Ainda segundo o presidente do CAU/RJ, é preciso pensar em projetos de requalificação do espaço urbano, como moradias, equipamentos socioculturais e pequenos comércios, além de um trabalho de paisagismo e arborização.