O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ) realizou, nesta quarta-feira (8), a primeira edição fluminense do CAU Educa. A iniciativa aconteceu na Escola Municipal Lund Fernandes Vilella, em Volta Redonda. O objetivo da ação foi apresentar aos alunos do Ensino Fundamental II da instituição de ensino a importante função dos profissionais de arquitetura e urbanismo e seus impactos na sociedade.
Para despertar o interesse da criançada, a equipe do Conselho distribuiu 90 gibis da Turma da Mônica, produzidos pelo CAU/PR em parceria com o Instituto Maurício de Sousa e a Unesco, que mostram a líder da turminha em uma jornada de aprendizado ao lado de sua mãe, arquiteta e urbanista. Questões como preservação, ventilação e acessibilidade são abordadas na história.
A arquiteta e urbanista Maria Emilia Tobias, conselheira do CAU/RJ e uma das responsáveis pela ação, falou sobre a importância desse projeto: “O evento foi uma aproximação dos alunos com a profissão, o bairro onde residem e a cidade, levando-os a refletir sobre o meio em que vivem. Eu me emociono e fico extremamente feliz em estar no Conselho atuando nessa ação transformadora com crianças”, diz a ex-aluna da Escola Municipal Lund Fernandes Vilella. Na ocasião, além da leitura da edição especial do gibi sobre arquitetura e urbanismo, os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental II também participaram de atividades com maquetes.
A Escola Municipal Lund Fernandes Vilella foi a primeira do estado do Rio de Janeiro a receber o projeto, mas, segundo o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, não será a única: “O CAU Educa é uma possibilidade para as crianças terem esse olhar ainda na sua formação. É um projeto que auxilia no processo da cidadania. A ideia é levar o CAU Educa para muitas escolas públicas do estado”.
Além de desenvolver um olhar reflexivo sobre a percepção da cidade e dos diversos estilos arquitetônicos, a meta do Conselho é também promover o compartilhamento de ideias e informações sobre arquitetura e urbanismo e seus impactos na sociedade através dos alunos, assim conscientizando mais pessoas.