Institucional

CAU/RJ homenageia arquitetos e urbanistas servidores públicos e promove debate sobre as atuais condições de trabalho

Celebrado no dia 28 de outubro, o Dia do Servidor Público é a oportunidade de reconhecer a contribuição técnica e cultural daqueles que trabalham nas esferas governamentais. No serviço público, áreas de atuação essenciais são responsabilidade de arquitetos (as) e urbanistas. O papel da profissão está diretamente relacionado com o desenvolvimento social, econômico e cultural das cidades. Para consolidar sua importância e fazer uma merecida homenagem, o CAU/RJ estará comemorando a Semana do Arquiteto(a) e Urbanista Servidor Público. No dia 30 de outubro será realizado um Encontro da categoria com as entidades profissionais, das 14h às 17h,  na sede do CAU/RJ, com direito a discussão sobre o quadro atual das condições de trabalho, e de confraternização entre os colegas servidores.

Através de planos, projetos e obras, que incluem a construção de escolas e creches, infraestrutura de transportes e mobilidade, museus e centros culturais, parques e praças públicas, unidades de saúde, conjuntos habitacionais, entre muitas outras atividades, promovendo acessibilidade e sustentabilidade, os arquitetos(as) e urbanistas transformam suas ideias em cidades planejadas para proporcionar qualidade de vida à população.

São vários os exemplos de construções públicas essenciais feitas por servidores públicos arquitetos (as) e urbanistas. Uma delas é o Teatro Municipal Carlos Gomes, um espaço cultural histórico localizado no Rio de Janeiro. Inaugurado em 1872, o Carlos Gomes passou por uma longa restauração, que durou três anos, onde foram investidos R$ 16 milhões. Requalificado para receber o público com conforto e acessibilidade, o teatro pode honrar sua missão promovendo a cultura e enriquecendo a identidade urbana do Rio de Janeiro.

Outra obra pública relevante é a recente restauração do sistema de bondes de Santa Teresa, um icônico meio de transporte que está recebendo obras em seus ramais e a recuperação dos bondes. O famoso bondinho, considerado parte da identidade cultural do Rio, é importante por facilitar o acesso à Santa Teresa e conectar o bairro com o centro da cidade.

O Parque Oeste, localizado em Inhoaíba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, também é fruto do trabalho integrado de arquitetos (as) e urbanistas que buscaram transformar uma área urbana em um espaço público de convivência, lazer e preservação ambiental. O projeto reflete o compromisso desses profissionais em equilibrar as demandas sociais com o planejamento sustentável, gerando impacto positivo na qualidade de vida da comunidade local.

Faz-se necessário registrar nesta semana que o CAU/RJ se dedica a homenagear arquitetos (as) e urbanistas servidores públicos que a principal missão do servidor público, de um modo geral, é garantir a excelência na execução das políticas públicas e a prestação de serviços essenciais à população. Foi entendendo o impacto que eles têm na sociedade que, em 1943, o então Presidente da República Getúlio Vargas lançou um decreto que dispunha sobre os direitos e deveres prestados pelo servidor público. A decisão serviu como homenagem à relevância da classe, peça-chave para uma eficiente administração pública no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

9º Prêmio Grandjean de Montigny: CAU/RJ premia vencedores com viagens para estudo em arquitetura e urbanismo

Retrospectiva 2024: conquistas e avanços com foco em um 2025 promissor para os arquitetos (as) e urbanistas

Crea-Rj: Plenária na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia destaca parceria com o CAU/RJ