O Reviver Centro, plano de recuperação urbanística, cultural, social e econômica da região central do Rio, completa em julho 2 anos. Para discutir o futuro do programa, o CAU/RJ, através da Comissão de Política Urbana (CPU), promove debate com representantes da Prefeitura do Rio, mercado imobiliário e da sociedade civil organizada. O evento acontece no dia 16 de março, a partir das 17h, na sede do Conselho.
Clique aqui para fazer sua inscrição no debate O futuro do Reviver Centro
Estão confirmados para o debate o secretário municipal de Planejamento Urbano (SMPU), Augusto Ivan, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS), Francisco Siemsen Fonseca, o subsecretário executivo de SMDEIS, Thiago Dias, e a diretora de Urbanismo da Federação das Associações de Moradores do Rio de Janeiro (FAM-Rio), Sônia Rabello, e o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), Marcos Saceanu.
A coordenadora da CPU do CAU/RJ, Rose Compans, explica que o evento tem como objetivo fazer um breve balanço do andamento do programa, assim como de licenciamentos de obras, para análise de possíveis cenários. “Entendemos ser esse exercício de prospecções fundamental par avaliar a necessidade de ajustes na modelagem do programa, sobretudo tendo em vista as intenções anunciadas pelo prefeito do Rio de Janeiro na imprensa”, explicou Rose.
Criado em 2021 pela prefeitura do Rio de Janeiro para estimular a ocupação residencial de imóveis na região central da cidade, várias novas concessões foram apresentadas pela administração municipal para atrair a atenção do mercado. De acordo com relatório de acompanhamento do Reviver Centro, elaborado pela prefeitura, foram emitidas 22 licenças de obras até janeiro deste ano, totalizando 1.828 unidades residenciais.
“No primeiro ano de vigência da Lei 229/21 de 14/07/2021 até dezembro foram licenciadas 248 unidades residenciais e uma área de 12.150m². De um total de 10 licenças 8 foram de transformação de uso e apenas 2 de construção nova, situadas na rua Irineu Marinho, 52 e rua do Acre, 33”, aponta o relatório.
Serviço
Debate: O futuro do Reviver Centro
Quando: quinta-feira, 16 de março
Horário: a partir das 17h
Local: sede do CAU/RJ
Endereço: Av. República do Chile, 230, 23° andar, Centro. Rio de Janeiro – RJ
Inscrição: https://bit.ly/3EWxj1k