Na última segunda-feira, 20 de maio, o CAU/RJ esteve presente em Volta Redonda, no Sul fluminense, para aprovar um protocolo de intenções com a prefeitura da cidade e realizar mais uma edição do CAU/RJ Perto de Você, com palestras gratuitas de tom orientativo. As ações têm o objetivo de aproximar o Conselho da administração da Cidade do Aço e de sua população.
A reunião entre o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, e o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, aconteceu no período da manhã e teve como pauta o documento, já aprovado, a ser firmado entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Volta Redonda. O protocolo prevê apoio institucional mútuo através do intercâmbio de informações do planejamento urbano de Volta Redonda e de manuais ou cartilhas informativas destinadas principalmente aos profissionais de arquitetura e urbanismo e à população contemplada pelas políticas públicas de Assistência Técnica na Habitação de Interesse Social (ATHIS). O combate ao exercício ilegal da profissão, prioridade do Conselho, também é citado no texto, além da organização de seminários, congressos, oficinas, capacitações e outras atividades afins.
À noite, o vice-presidente do CAU/RJ Aníbal Sabrosa ministrou uma palestra sobre o Terminal Gentileza. Como um dos profissionais de arquitetura idealizadores do projeto, Aníbal Sabrosa apresentou para o auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) o funcionamento do maior integrador de transporte público da capital carioca, que conecta os serviços do mais novo corredor de BRT da cidade, o BRT Transbrasil, aos do VLT e dos ônibus municipais.
A analista técnica do CAU/RJ Raquel Almeida foi responsável por comandar o segundo bate-papo da noite, promovendo uma conversa de tom orientativo sobre as funções do Conselho de Arquitetura e sua importância para a sociedade.