Institucional

CAU/RJ participa do lançamento da carta-manifesto “A cidade que queremos”

Vitor Mihessen, da Casa Fluminense, os vice-presidentes do CAU/RJ, Michelle Beatrice e Carlos Abreu, a presidente do IAB-RJ, Marcela Abla e o conselheiro do CAU/RJ Luis Fernando Valverde

A carta-manifesto “A cidade que queremos” foi lançada na terça-feira, 24 de setembro, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil. O documento, que reúne propostas para os candidatos a vereador e a prefeito, é assinado por diversas entidades, entre elas, o CAU/RJ.
Participaram da mesa de abertura, o conselheiro do CAU/RJ, Luis Fernando Valverde, também representando o Observatório Colaborativo da Agenda Urbana Fluminense do IAB-RJ, a presidente do IAB-RJ, Marcela Abla, e o coordenador da Casa Fluminense, Vitor Mihessen.

No evento, Valverde apresentou como foi o processo de construção e atualização da carta no período de 2020 a 2024. “Não queríamos que a carta de reivindicações fosse apenas uma carta dos arquitetos, queríamos que fosse uma carta da cidade. Queríamos uma agenda inclusiva e que enfrentasse as desigualdades sócio-territoriais da cidade”, afirmou o conselheiro do CAU/RJ, ressaltando o caráter colaborativo do documento.

O lançamento da carta-manifesto contou com a presença dos vice-presidentes do CAU/RJ, Isabel Rocha, Michelle Beatrice e Carlos Abreu, que ressaltou a importância da comunicação formal com os candidatos e futuros ordenadores urbanos da cidade. “Esta é uma discussão extremamente importante e nós, como arquitetos, somos responsáveis por ela. Infelizmente, a gente repete, de certa forma, muitas das propostas de 2020, sem que elas tenham efetivamente avançado”, avaliou Abreu, que também coordena a Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais do Conselho. O Vice-Presidente ainda fez um resumo do evento realizado no CAU/RJ com a participação dos candidatos a vereador, que aconteceu na segunda-feira, 23.

Durante o lançamento da carta-manifesto “A cidade que queremos”, a presidente do IAB-RJ, Marcela Abla, ressaltou a importância desse documento.“Estou muito feliz de reunir tantas entidades aqui hoje. Foram 44 entidades que apoiaram a carta-manifesto A Cidade que queremos, em segunda edição. Foi feita uma revisão da carta elaborada em 2020”, explicou.

Em 2020, a carta-manifesto possuía mais de 170 propostas. Para esta edição, foram reunidas as propostas mais votadas, resultando em 28 sugestões, divididas em quatro eixos: Planejamento e Gestão Democrática da Cidade; Habitação de Interesse Social e Acesso à Terra; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; e Mobilidade Urbana.

O lançamento também contou com a exibição da mostra “A Cidade que queremos”, com 22 trabalhos, além de exposição de fotos de projetos instalados no entorno de estações de trens, com curadoria do CAU/RJ em parceria com a Agetransp.
Leia a íntegra da carta-manifesto “A cidade que queremos” aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira o horário de funcionamento do CAU/RJ no dia 20 de dezembro

Confira os dias e horários de funcionamento do CAU/RJ durante o período das festas de fim de ano

Prefeitura do Rio e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro firmam acordo de cooperação