Entre os dias 12 e 14 de junho, aconteceu em João Pessoa, na Paraíba, a 9ª Reunião dos Coordenadores da Comissão de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UFs), além da 26ª edição do Seminário Regional da Comissão de Ética e Disciplina (CED) do CAU/BR. A coordenadora-adjunta da CED-CAU/RJ, Dai Candido, esteve presente nos encontros, que proporcionaram um intercâmbio de experiências e conhecimentos. A CED-CAU/RJ tem como coordenador o conselheiro Fábio Bruno.
Durante a 9ª Reunião dos Coordenadores da Comissão de Ética e Disciplina, em 12 de junho, os conselheiros e coordenadores debateram avanços e diagnosticaram desafios futuros das CED-CAU/UFs, com a apresentação de relatórios e planos de trabalho.
O calendário de eventos da Comissão também foi divulgado, com previsão de dois encontros em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, respectivamente, ainda neste ano de 2024.
Eventos agendados:
- 10ª Reunião de Coordenadores – Plano de trabalho das Comissões de Ética e propostas para 2025 – 18 de setembro (MG);
- 27º Seminário Regional – Direito Autoral na Arquitetura e Urbanismo – 19 e 20 de setembro (MG);
- 13º Treinamento Técnico – Esclarecimento de dúvidas das Comissões de Ética – 21 de setembro (RJ);
- 5º Seminário Nacional – Apresentação dos resultados da Gestão 2024 e Planejamento para 2025 e 2026 – 22 de novembro (RJ).
Além da Reunião dos Coordenadores da Comissão de Ética e Disciplina, o primeiro dia da 26ª edição do Seminário Regional da Comissão de Ética e Disciplina (CED) do CAU/BR teve como tópico principal a elaboração de contratos. O tema, escolhido a partir de demandas das CED-CAU/UFs, buscou esclarecer dúvidas frequentes dos profissionais e promover maior segurança jurídica nas relações entre contratantes e contratados.
Houve ainda uma mesa redonda mediada pelo coordenador de Atendimento aos Órgãos Colegiados do CAU/BR, Eduardo de Oliveira Paes, com a participação do assessor jurídico do CAU/PB, Igor Accioly, do arquiteto e urbanista, Cristiano Rolim e da arquiteta, urbanista e advogada, Mariana Muniz.
No segundo e último dia do seminário, o Código de Ética e Disciplina foi destaque de dinâmicas e de uma palestra, promovidas com o objetivo de reforçar as responsabilidades dos profissionais de arquitetura e urbanismo e enriquecer o debate sobre ética na categoria.