Após mais de um mês do início das enchentes no Rio Grande do Sul o podcast do site Sputnik Brasil, Jabuticaba Sem Caroço, convidou o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, para conversar sobre medidas preventivas que outros estados e municípios podem tomar em vista da tragédia gaúcha, modernização de tecnologias e mudanças climáticas.
Ao explicar o conceito de cidade esponja, o presidente do CAU/RJ destacou que sua implantação ainda é um cenário utópico para o Brasil devido o histórico de ocupação urbana desordenada em áreas de proteção ambiental. No caso do Rio de Janeiro, deslizamentos na Região Serrana e enchentes na Baixada Fluminense foram citadas como um exemplo das consequências dessa expansão.
O presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, mencionou também a necessidade de combater o negacionismo climático e modernizar as tecnologias de absorção da água das chuvas. Quando questionado sobre o processo de reconstrução de Porto Alegre, capital gaúcha, o presidente do Conselho disse que tanto os danos a estrutura da cidade, quanto tempo e o custo das reformas ainda são incalculáveis.