Na última segunda-feira (8) a prefeitura de Angra dos Reis realizou o evento de abertura do Plano Municipal de Redução de Riscos do município com a presença do CAU/RJ, do Ministério das Cidades e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Contando com cinco etapas, o plano tem como objetivo desenvolver ações estratégicas para o monitoramento e prevenção de desastres, com foco especial nos deslizamentos.
Para o conselheiro do CAU/RJ Ranieri B. Eliziario, o projeto é fundamental para a população local: “É um importante passo. Retoma o protagonismo do ministério das cidades, na promoção das políticas relacionadas ao urbano e de olho nos desafios impostos pelas mudanças climáticas que estamos enfrentando.”
Nesta fase inicial, o PMRR pretende analisar dados e ocorrências para mapear com precisão as áreas da cidade que possuem maior vulnerabilidade social. Estas áreas serão prioridade nos próximos estágios do plano e terão maior atenção do poder público para futuras obras e campanhas de conscientização.