O CAU/RJ divulgou nesta quarta-feira, 29, o terceiro edital de seleção de Trabalhos Finais de Graduação (TFGs). Desta vez, os trabalhos selecionados serão exibidos durante o evento CAU na sua Cidade – Baixada, que vai acontecer de 26 a 28 de julho, em Nova Iguaçu. Serão escolhidos até 20 trabalhos. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de julho.
Clique aqui para acessar o edital
Clique aqui para baixar os anexos: Anexo 1 Anexo 2
Podem participar da seleção egressos das instituições de ensino superior (IES) dos cursos presenciais de Arquitetura e Urbanismo do estado do Rio de Janeiro, cujos TFGs tenham sidos aprovados para obtenção do grau de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Serão aceitos trabalhos a partir da data de criação do CAU e que tenham lugar de estudo a Baixada Fluminense. A participação deve ser individual, não sendo permitidos trabalhos desenvolvidos em equipe.
As inscrições, assim como o envio dos TFGs, deverão ser realizadas exclusivamente pela Instituições de Ensino Superior (IES), mediante seleção interna, e enviadas pelo endereço eletrônico cef@caurj.gov.br. Na submissão do trabalho a IEs deve anexar ainda o aval dos autores via formulário disponibilizado no site do CAU/RJ, conforme definido no edital da seleção.
Os TFGs deverão ser inscritos em uma das três categorias da seleção: Projetos Escala da Cidade; Projetos Escala Arquitetônica; e Teóricos. Recomenda-se que sejam contemplados os temas transversais: Gênero e Raça; Habitação de Interesse Social; Equipamentos de Saúde; Patrimônio; Mudanças Climáticas e Outros. A categoria e o tema deverão ser informados no ato da inscrição.
Os 20 TFG contemplados receberão certificado de selecionado para Exposição de Trabalhos Finais de Graduação “CAU na Sua Cidade” edição Baixada Fluminense e livros patrocinados pelo CAU/RJ.
De acordo com a Comissão de Ensino e Formação do CAU/RJ, a seleção para exposição pública visa a comunicar o valor social do arquiteto e urbanista diretamente à população contemplada nos exercícios acadêmicos dos trabalhos finais de graduação. Objetiva também a valorização da própria modalidade TFG, apontando a relevância no tema e demonstrando a complexidade que é a validação da formação do novo profissional arquiteto e urbanista.