O CAU/RJ lamenta o possível fechamento do cinema de rua Estação Net Rio, um dos últimos cinemas de rua da cidade. Em operação há mais de 25 anos, o cinema corre o risco de ser despejado a qualquer momento. O proprietário do prédio que ocupa, o Grupo Severiano Ribeiro entrou na Justiça alegando que o Estação não paga seus aluguéis desde o começo da pandemia, em março de 2020.
Os cinemas foram muito afetados com o fechamento das salas por cerca de oito meses devido às restrições sanitárias da Covid-19. Existem especulações que o prédio será vendido para uma construtora e transformado em edifício residencial, mas o Grupo Severiano Ribeiro não confirma a informação.
Especialista em patrimônio, o arquiteto e urbanista Carlos Fernando de Souza Leão manifestou-se, em nota, sobre o assunto:
“Patrimônio histórico não é algo que contenha apenas aquilo que se aprende nos livros ou se visita nos museus. É constituído diariamente, por coisas que vivemos, tocamos, sentimos… É o que também produzimos. Somos parte ativa do processo, não só da preservação mas também de sua concepção, produção… que são coisas conjugadas.
A nossa combalida cidade está em vias de perder um dos poucos suportes de nossas experiências culturais que marcam uma época, várias gerações, influenciam as próximas. Mais um cinema de bairro pode vir a desaparecer. Eu sei que não existe tombamento de uso, e que os bens imateriais são merecedores de outras formas de acautelamento, porém, nem por isso dispensam estruturas físicas para continuar existindo.
O Cinema da foto, que já se chamou Botafogo e antes disso Star, é um simpático senhor de quase 80 anos, que nasceu no auge das produções americanas, passou pelo pornô e Kung-fu, até que ganhamos um oásis cultural em Botafogo. Ver isso virar poeira, sem trocadilho, é uma lástima. Ajude a preservar o presente”.
O Estação Net Rio está realizando abaixo assinado contra o fechamento. Para assinar, acesse: https://chng.it/kBGbcYdwz2