O CAU/RJ lançou uma iniciativa pioneira que facilita a transição dos recém-formados em Arquitetura e Urbanismo para o mercado de trabalho com a emissão do Cartão Provisório. Agora, os egressos podem obter esse documento no dia da colação de grau, possibilitando que iniciem suas atividades profissionais imediatamente. A vice presidente Isabel Rocha formou a mesa de colação de grau. Os primeiros cartões foram entregues no dia 8 de outubro para os alunos da FAU UFRJ, em cerimônia que contemplou 110 alunos, sendo 68 os que completaram os requisitos para obter o cartão provisório.
O presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, ressaltou a importância do cartão provisório para os ex-estudantes:
“O cartão provisório é muito importante porque garante o reconhecimento da própria profissão e a possibilidade de contratação. É uma iniciativa inédita dessa gestão, isso não acontecia. Mas a partir do dia 8 de outubro, nós estamos entregando as carteiras na turma de colação de grau da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo”
O diretor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, Guilherme Lassance, destacou a relevância do cartão provisório ser entregue na colação de grau para os formandos e exaltou cerimônia como a mais importante para a faculdade, mesmo com os contextos atípicos vividos durante a graduação, como ead e a pandemia.
“A gente fica muito feliz com tantos estudantes que conseguiram chegar ao final da formação, mesmo com tantos problemas. O cartão provisório é muito importante porque ajuda a valorizar o diploma. É uma espécie de convite para que essa atuação se faça efetiva”, afirmou.
Esse projeto piloto foi desenvolvido para agilizar o processo de registro, uma demanda histórica desde a criação do CAU, já que o sistema anterior do Crea permitia essa prática. Com o envio prévio de uma listagem dos formandos pela universidade, o CAU/RJ realiza um pré-cadastro, garantindo a confiabilidade dos dados. No dia da colação de grau, os formandos recebem o cartão provisório, com validade de até 90 dias, que já contém o número de registro definitivo. A gerente técnica, Carolina Mamede, explica como se vai ocorrer o processo no dia da colação.
“No dia da colação de grau, a universidade vai passar para a gente, vão explicar o processo de como vai funcionar para a gente poder ativar no sistema do pessoal lá que assinou mesmo. A gente só vai entregar para quem esteve ali, colou grau e entregou a documentação para a gente também. “
A partir do momento que o egresso colou grau, enviou documento para o CAU/RJ, obteve o cartão, ele já está apto a atuar, registrar projetos e pagar o RRT. A nova arquiteta, Gabriele de Oliveira se sentiu pronta ao sair da formatura com o cartão provisório.
“Eu me sinto pronta para assinar o primeiro projeto que apareceu na minha frente é, na verdade tem alguns a caminho. Isso foi uma mão na roda, porque eu já posso começar a atuar assim que eu sair daqui.”
Essa iniciativa não só acelera o processo de formalização, como também cria um vínculo mais direto entre os novos profissionais e o CAU, proporcionando um momento significativo de transição para o mercado de trabalho. A agora formada, Karolina Lima, explicou o que significava colar o grau com seu cartão provisório.
“Essa novidade significa um avanço para a gente ter essa oportunidade de sair daqui da UFRJ direto pra carteirinha do CAU com muita facilidade, graças a Deus, obrigada.”
Durante a formatura da UFRJ, a arquiteta e urbanista Tainá de Paula foi homenageada pelos formandos, logo após sua reeleição como vereadora do Rio de Janeiro no último domingo.
O CAU/RJ, através desta e outras medidas, reforça seu compromisso com a valorização dos arquitetos e urbanistas, garantindo que possam iniciar suas trajetórias profissionais de maneira rápida, eficaz e responsável.