O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) indicou a arquiteta e urbanista Mariana Vaz para a Câmara Temática de Patrimônio do CAU/BR, em substituição ao arquiteto e urbanista Carlos Fernando de Souza Leão Andrade.
Para Mariana Vaz, a indicação é uma oportunidade de discutir o tema do patrimônio, com o qual trabalha desde a graduação, em uma esfera mais ampla. “O objetivo é que a sociedade e os próprios profissionais entendam o papel dos arquitetos e urbanistas para a salvaguarda do patrimônio. O restauro é uma atividade privativa dos arquitetos, reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal”, lembrou.
A arquiteta e urbanista informou, ainda, que o Brasil será palco de grandes eventos ligados ao patrimônio em 2024, como o Simpósio Científico do Icomos, que será realizado em Ouro Preto, Minas Gerais; e o Arquimemória 6, em Salvador, Bahia, ambos em novembro.
Mariana Vaz é arquiteta e urbanista formada pela UFRJ, mestre e doutora pelo Programa de pós-graduação em Arquitetura (Proarq) da mesma instituição. Possui, ainda, especialização em Técnicas de Representação Gráfica pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. Ela é membro do Icomos Brasil e faz parte dos comitês de ensino e patrimônio para nossas gerações, além de ser pesquisadora do Proarq, no grupo Restaurarq.
A Câmara Temática de Patrimônio busca estimular a salvaguarda, a preservação e o fomento da produção da Arquitetura e Urbanismo do Patrimônio Cultural, material e imaterial, como parte da Política de Estado e das políticas de gestão do CAU.