Os arquitetos e urbanistas Leslie Loreto e Mauri Vieira são os representantes do CAU/RJ no grupo de trabalho que vai elaborar propostas para a implantação de programa de assistência técnica e melhorias habitacionais da prefeitura do Rio de Janeiro. As indicações foram apresentadas na 1ª Reunião Plenária do Conselho, no dia 12 de janeiro, e aprovadas por aclamação.
Além do Conselho, integram o grupo representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), da Fundação Oswaldo Cruz, dos movimentos populares de luta por moradia digna, além de servidores e representantes indicados pelos órgãos municipais e entidades da administração indireta. O GT tem prazo de 100 dias para desenvolver o plano do programa de assistência técnica e melhorias habitacionais para moradias precárias, incluindo instalação de módulos hidrossanitários.
“Durante esse processo de representação, estarei amparada por todo o CAU/RJ e, principalmente, pela Comissão de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. Defenderei, intransigentemente, o direito à habitação como algo importante para todo o conjunto da classe trabalhadora do Brasil”, afirmou Leslie ao agradecer a indicação ao GT. Mauri Vieira lembrou que a implantação da assistência técnica para habitação de interesse social é um compromisso do CAU/RJ. “Precisamos convencer os prefeitos a oferecer o serviço técnico público e gratuito para projeto e construção de habitação de interesse social”, defendeu.
O GT será presidido pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, que é dirigida pelo arquiteto e urbanista e ex-conselheiro do CAU/RJ Washington Fajardo.