A Prefeitura de Itaboraí deu posse na segunda-feira, 1º de agosto, aos 37 novos membros do Conselho Municipal de Política Urbana de Itaboraí (Ita-urbe) para o biênio 2022-2024. Na cerimônia, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU), Jhonatan Ferrarez, foi eleito presidente do conselho.
Entre os integrantes do Ita-urbe estão os conselheiros do CAU/RJ Lucinéia Lopes e Vicente Rodrigues. “É com alegria e dedicação que nós, representantes do CAU/RJ, estamos no Ita-urbe. Nossa atuação será pautada na busca das melhores soluções para os desafios urbanos da cidade, pois temos raízes em Itaboraí, por sermos nascidos e criados na cidade, onde também desenvolvemos nosso trabalho como arquitetos e urbanistas”, declarou Lucinéia.
O Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ) também têm assento no Ita-urbe. Integram ainda o conselho, servidores vinculados às secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Obras, Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Transporte, Defesa Civil, Habitação e Procuradoria Geral junto de seus suplentes.
O Ita-urbe foi criado para elaborar e discutir melhorias para o setor de urbanismo do município, assim como estudar e propor diretrizes para o desenvolvimento urbano da cidade. O objetivo do conselho é contar com a participação da sociedade civil, além de ter uma integração entre os setores regularização fundiária e habitação, obras, trânsito, saúde, educação, transporte e mobilidade urbana.