O CAU/RJ participa nesta manhã do 1º Encontro da Indústria da Construção do Rio de Janeiro. Promovido pela Firjan, o evento reúne diversos atores que atuam na construção civil e visa a apresentar soluções para elevar a produtividade do setor e a competitividade das empresas.
A Firjan apresenta ainda informações da nota técnica “Déficit habitacional no Brasil – Impacto da cadeia produtiva da Construção Civil”. De acordo com o estudo, o combate ao déficit habitacional em todo o país pode gerar 3,2 milhões de postos de trabalho, diretos e indiretos. A federação prevê ainda incremento de R$ 46,6 bilhões por ano em toda a cadeia produtiva do setor.
A nota técnica integra o projeto “Rio Construção”, desenvolvido pela federação para fomentar toda a cadeia produtiva do setor. A iniciativa visa o aumento da produtividade e do desenvolvimento da construção civil e está estruturada em cinco ações focais: capacitação e gestão; defesa de interesses; investimento e financiamento; análise de tendências; tecnologia e inovação; e saúde e segurança no trabalho. “O CAU/RJ iniciou diálogo com a Firjan e temos interesse em atuar como parceiros no projeto. Para o conselho, são temas fundamentais para a categoria o licenciamento, a capacitação dos arquitetos e urbanistas e o desenvolvimento de crédito para desenvolvimento de projeto e obra”, explicou o presidente do CAU/RJ, Pablo Benetti.