O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) foi destaque em uma reportagem produzida pela Rio TV Câmara sobre os 80 anos da Avenida Presidente Vargas, localizada no Centro do Rio de Janeiro, então capital federal. Considerado um marco histórico e urbanístico da história do país, a via foi inaugurada em 1944 como símbolo do desenvolvimento do Brasil.
Atualmente, ao longo de seus 4 quilômetros de extensão e 80 metros de largura, é possível perceber diferentes estilos arquitetônicos e períodos históricos no entorno da Avenida Presidente Vargas. Para o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, isso é um fator positivo: “A cidade evolui, cresce e está em permanente transformação. As mudanças de estilos arquitetônicos ajudam na ambiência urbana”.
Mais de 500 edificações foram derrubadas para dar lugar a Avenida Presidente Vargas, parte de um projeto para modernizar o centro da cidade, que, segundo Sydnei Menezes, não se completou. “A avenida tenta ocupar o que se foi proposto no projeto de urbanização da época, mas até o final de sua extensão ainda existem alguns vazios urbanos que não foram ocupados nem resolvidos”, explicou.