A fiscalização do CAU/RJ e do Crea-RJ já estão atuando juntas. A primeira ação conjunta foi realizada no começo de fevereiro. O CAU/RJ recebeu denúncia sobre obra no Recreio dos Bandeirantes. Segundo a denúncia, a obra estaria fazendo uso irregular de área limítrofe entre um condomínio residencial e uma igreja, sem que houvesse a permissão de concessão de área para o serviço.
O CAU/RJ apura 100% das denúncias recebidas, por meio de ações in loco, apuração interna ou informando o órgão competente, quando a denúncia foge à área de atuação legal do Conselho. Por se tratar de área de atuação, predominantemente, de engenheiros, foi planejada a ação conjunta. Estiveram presentes na ação os supervisores de fiscalização dos dois conselhos, além de fiscal do CAU/RJ.
No local, ao consultar a placa de obra, verificou-se que o serviço era prestado por um consórcio formado por duas empresas. Uma delas possui apenas engenheiros em seu quadro e a outra, engenheiros e arquitetos, apesar de utilizar em sua razão social apenas “engenharia”. Ambas as empresas estavam regulares tanto no CAU como no Crea.
A equipe de fiscalização dos Conselhos apurou que, na área identificada como limítrofe entre condomínio e igreja, funciona atualmente apenas abrigo de equipamentos e materiais, não havendo obra em atividade na ocasião. A obra mencionada ocorre na via, a cerca de 100 a 200m do terreno.