O presidente do CAU/RJ, Pablo Benetti, esteve na tarde de quarta-feira, 28 de setembro, com o vice-presidente da Câmara de Petrópolis, Fred Procópio, e o secretário de Defesa Civil, Gil Kempers. O encontro teve como objetivo a construção de acordo de cooperação técnica para promoção de melhorias habitacionais no município.
Participaram também da conversa a vice-presidente da regional sudeste do IAB, Marcela Abla, e o gerente geral do CAU/RJ Ricardo Gouvêa. No acordo de cooperação técnica caberá ao Instituto e ao Conselho a seleção, treinamento e coordenação dos arquitetos e urbanistas locais para executar as melhorias habitacionais. A Câmara Municipal fará esforço para identificar junto com a Defesa Civil locais e fontes de financiamento que viabilizem os projetos elaborados pelo IAB e CAU/RJ.
De acordo com dados da Câmara, Petrópolis tem cerca de 14 mil domicílios que foram notificados pela Defesa Civil por apresentarem riscos . Quatro mil desses são de famílias que recebem aluguel social. O resto que está identificado apresenta níveis variados de risco. É neste universo que deve ser concentrada a atuação do acordo. “Agradecemos ao IAB e ao CAU/RJ pela preocupação para com a cidade de Petrópolis. Estamos comprometidos, seja através de apoio político ou de emendas ao orçamento, a fazer esse projeto acontecer em 2023”, disse Procópio.
A ideia é a elaboração de projeto piloto para promoção de melhorias habitacionais em assentamento de até 50 domicílios. Obras de contenção de encosta, de microdrenagem, retaludamento, melhorias habitacionais e pequenos projetos urbanos, farão parte do escopo do convênio. “Tivemos uma primeira conversa que pode resultar em uma ação com potencial para ser replicada não só em outras áreas de Petrópolis, mas em todo o estado. O direito à moradia digna é uma bandeira cara a nós arquitetos e urbanistas, e o Conselho tem total interesse em participar ativamente de iniciativas com esse fim”, afirmou o presidente Benetti.
Desde e o convite para colaborar com a Comissão Temporária Externa de Petrópolis (CTEPETR), com relatoria do senador Carlos Portinho, o IAB dialoga com diversos atores no intuito de desenvolver estudos e iniciativas que visam à promoção do direito à assistência técnica em habitação de interesse social como parte do direito à moradia em Petrópolis. “O CAU/RJ, conforme oferecido, poderá atuar em conjunto com o IAB, apoiando ações dessa natureza, na parte da capacitação e contratação de arquitetos e urbanistas. Para tal, faz-se necessário o ponto fundamental que é o contato com as populações e organizações locais”, defendeu Marcela Abla.
A reunião com o vice-presidente da Câmara de Petrópolis e com o secretário da Defesa Civil foi uma agenda institucional da edição Petrópolis do CAU na sua Cidade. O CAU na sua Cidade ocorreu na Praça da Liberdade e no auditório da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), no Centro Histórico de Petrópolis, com atividades gratuitas para arquitetos e urbanistas e público em geral.