A Comissão Temporária de Acessibilidade (CTA) do CAU/RJ realiza, no dia 16 de dezembro, reunião aberta “Qual é a sua motivação para a Acessibilidade?”. O encontro será transmitido ao vivo pelo YouTube do CAU/RJ, das 11h às 12h30, e contará com chat ativo, além de intérprete de libras.
A consciência da importância da acessibilidade e da inclusão estão ligadas, muitas vezes, à convivência de arquitetos e urbanistas com pessoas afetivamente próximas. Na última reunião de 2021, a Comissão Temporária de Acessibilidade conversa com três arquitetos especialistas no tema da Acessibilidade, que encontraram motivação neles mesmos ou em parentes próximos. É o caso de Carlos Leitão, surdo oralizado, com longa estrada no tema da Acessibilidade.
Já Natália Kochem tem no seu filho Arthur sua maior força; sua luta pela inclusão é contagiante. Gabriella Zubelli testemunhou o acidente que deixou seu irmão tetraplégico e é uma expressiva defensora e partidária da construção de espaços acessíveis e inclusivos. No encontro, os mediadores Arnaldo Lyrio e Regina Cohen também vão apresentar os projetos da Comissão de Acessibilidade para o ano de 2022 e as realizações de 2021.
O evento é voltado para arquitetos e urbanistas, funcionários e representantes dos governos municipal e estadual e agentes da indústria da construção civil. Saiba mais sobre os participantes abaixo:
Carlos Leitão
O arquiteto e urbanista Carlos Leitão é surdo oralizado e sua deficiência o motivou a estudar e praticar a Acessibilidade em seus projetos. Formado na Faculdade Silva e Souza (2004), com MBA sobre Edifícios Sustentáveis (UCP 2012), trabalhou no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016, na função de Analista de Acessibilidade. Carlos Leitão participou da Comissão de Acessibilidade (gestão 2018-2020) e é Conselheiro Titular da Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro. Trabalha na Superintendência de Acessibilidade da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras.
Natália Kochem
Ilustradora, a arquiteta e urbanista Natália Kochem é mãe do querido Arthur, um menino tão corajoso quanto doce. Formada pela FAU-UFRJ (2018), mestranda em urbanismo pelo Prourb-UFRJ, especialista em perícias judiciais pela PUC-Rio, Natália conhece e defende a importância do atributo da acessibilidade e do desenho universal em todos os espaços que projeta. É conselheira da Comissão Temporária de Acessibilidade (CTA) do CAU/RJ e vê o desenho como ferramenta essencial de compreensão do espaço físico, cultural e emocional que envolve a cidade.
Gabriella Zubelli
Quinze anos atrás um acidente de mergulho tornou seu irmão, Eduardo Mayr, tetraplégico. Este fato motivou os estudos, ações e esforços de Gabriella na defesa e promoção de espaços acessíveis e inclusivos. Mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Prourb-UFRJ), especialista em acessibilidade física e cultural e neuroarquitetura. Realizou especializações, seminários e eventos relacionados ao tema acessibilidade em várias partes do Brasil e participa de programas internacionais de capacitação no Reino Unido e Rússia. Foi responsável por coordenar o controle de itens de acessibilidade nos projetos e nas obras das instalações municipais para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Como diretora da Gabriella Zubelli – Arquitetura Acessível, presta serviços de consultoria em Acessibilidade, projetos e acompanhamento de obras, desenvolvimento de laudos e relatórios, palestras. Ministra cursos de acessibilidade e inclusão para profissionais de todas as áreas e para profissionais da área técnica, além de capacitações para grupos fechados. Criadora do projeto Casa Conceito Arquitetura Acessível, montado em 4 versões em feiras de acessibilidade. Membro da Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro.