Os presidentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), Sydnei Menezes; do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), Miguel Fernandez, e o conselheiro do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (CRT-RJ) Mario Jorge Campos da Silva se reuniram na Alerj na sexta-feira, 19 de abril, com os deputados estaduais Luiz Paulo e Martha Rocha para discutir alterações ao Projeto de Lei 1556/2019, de autoria do deputado Rodrigo Bacellar.
O Conselho Regional dos Técnicos Industriais propõe a inclusão dos técnicos industriais entre os profissionais habilitados a elaborar o laudo de vistoria em prédios residenciais, comerciais e públicos na Lei da Autovistoria (Lei nº 6400/2013). Ficariam resguardadas as devidas especialidades, compatíveis com a respectiva formação profissional e competências definidoras da cada atividade profissional.
Durante o encontro, o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, ressaltou a importância da parceria entre os Conselhos. “Nós temos muitas divergências no campo de atuação profissional, contando o sombreamento das nossas atividades, mas nós temos sempre que tentar resolvê-las no diálogo, na busca do entendimento”, disse Menezes, lembrando ainda que, durante sua primeira gestão no CAU/RJ, o tema da autovistoria era muito presente, mas que havia uma banalização dos laudos de autovistoria.
Presidente do Crea-RJ, Miguel Fernandez, também destacou a união entre os Conselhos para debater o assunto, o que considerou como uma oportunidade única. “A gente está construindo uma parceria inédita que descomprime tensões históricas, ruins para o setor”, afirmou Fernandez, observando que é preciso garantir a qualidade profissional dos laudos de autovistoria e compilar os dados de forma que eles possam ser utilizados pelos Conselhos e pela prefeitura.
Também presente na reunião, o coordenador da Comissão de Exercício Profissional do CAU/RJ, Paulo Saad reforçou a complementaridade entre as profissões de arquitetura, engenharia e dos técnicos industriais. “É preciso que haja harmonia entre quem participa do setor para que possamos avançar”, observou.
Já o conselheiro do CRT-RJ Mario Jorge Campos da Silva enfatizou a importância da parceria entre os três Conselhos. “Desde as últimas eleições para presidência do Crea-RJ, CAU/RJ e CRT, vem sendo construída uma linha de diálogo em os três conselhos de classe que atuam no mesmo setor. Em novembro de 2023, com a votação do PL 1556/2019 e a apresentação de emendas, o CRT-RJ, através do seu presidente, buscou o deputado Luiz Paulo para conversar com o objetivo de aprovar o projeto”.
Paralelamente a esse movimento, os presidentes dos três Conselhos já haviam iniciado conversação no intuito de alinhar um Termo de Cooperação, que foi assinado no último dia 05 de abril.