O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) foi destaque de uma reportagem do site Tempo Real, sobre os 80 anos da Avenida Presidente Vargas, que foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1944, e se tornou uma das vias mais importantes da cidade, situada no Centro do Rio de Janeiro.
O Presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, ressaltou o que seria da cidade sem a via para os cariocas: “Uma das grandes obras de engenharia e urbanização foi a Presidente Vargas. Uma avenida com 4 km de extensão, 80 metros de largura e construída em cima de uma malha urbana existente. O Rio sem a Presidente Vargas seria um caos. Ela é fundamental “.
A matéria menciona ainda sobre a via estar inacabada em seu entorno urbanístico, o que representa uma carência de revitalização. Segundo o Presidente do CAU/RJ, “apesar dessa avenida já ser uma senhora, ela ainda não foi completada sob o ponto de vista de seu entorno urbanístico. Há uma consolidação na região da Candelária, nos anos 1970 veio o Centro Administrativo, mas ainda falta a área da Central”.