O CAU/RJ comemora nesta terça-feira, 14 de dezembro, o Dia do Arquiteto e Urbanista. O evento híbrido ocorrerá no auditório do edifício sede do Conselho, a partir das 15h, com transmissão ao vivo pelo Webex e YouTube.
A programação conta com homenagens a arquitetos e urbanistas que contribuíram para valorização da profissão e da cultura arquitetônica. Na ocasião, saberemos o nome do(a) vencedor(a) do Prêmio Grandjean de Montigny, que tem como objetivo valorizar o ensino e os trabalhos acadêmicos produzidos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do estado do Rio de Janeiro. Este ano, o(a) vencedor(a) ganhará viagem de estudo a um país latino-americano, além de R$ 7 mil para ajuda de custos. Conheceremos ainda as vencedoras da Premiação CAU + Mulheres, que visa à promoção e valorização das profissionais arquitetas e urbanistas nas múltiplas áreas de trabalho em que atuam.
Os projetos selecionados nos editais Demetre Anastassakis de Projeto de Apoio à Athis e Vera Hazan de Formação Continuada serão também apresentados. Ambas as iniciativas são estratégicas para o Conselho, que tem como bandeiras o direito à moradia digna, a valorização do arquiteto e urbanista e o fortalecimento das entidades profissionais que ajudaram a construir o CAU.
Sobre o Prêmio Grandjean de Montigny
Criado em 2016 pela Comissão de Ensino e Formação do CAU/RJ, o Prêmio Grandjean de Montigny tem como objetivo valorizar o ensino e os trabalhos acadêmicos produzidos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro.
Concorrem ao prêmio os trabalhos agraciados em primeiro lugar nas diversas categorias do 38º Prêmio Arquitetas e Arquitetos do Amanhã, promovido pelo Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ). Foram seis categorias: Edificações; Interiores e Design; Urbanismo, Planejamento e Cidades; Técnicas e Tecnologia, Cultura Arquitetônica, Arquitetura Humanitária – Prêmio Vera Hazan. O tema deste ano é “Todos os Mundos, Um só Mundo”.
Sobre o Dia do Arquiteto e Urbanista
O Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, comemorado no dia 15 de dezembro, foi incluído oficialmente no calendário brasileiro no dia 16 de janeiro de 2018, com a sanção da Lei Federal n° 13.627. A data significou uma etapa importante do processo de valorização profissional, que teve como um dos marcos a criação do conselho profissional em 2011.
O dia 15 de dezembro foi escolhido para comemorar o Dia do Arquiteto e Urbanista em homenagem ao mestre Oscar Niemeyer. Grande defensor dos Direitos Humanos, Niemeyer lutou também durante décadas por um conselho profissional dos arquitetos e urbanistas. Desejo concretizado somente no dia 31 de outubro de 2010.