Em busca de se tornar uma cidade mais atrativa e acessível, o Rio de Janeiro precisa abraçar o conceito de caminhabilidade. Em um artigo publicado na última segunda-feira (6), pelo Jornal O Dia, o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ), Sydnei Menezes, abordou o potencial da cidade de oferecer aos seus habitantes a possibilidade de acessar todos os serviços essenciais a pé em apenas 15 minutos, incluindo o trajeto casa-trabalho.
O texto aponta a necessidade de um planejamento urbano adequado que garanta segurança e qualidade de vida aos pedestres e moradores, para assim alcançar o objetivo de ocupar o Centro, que já possui fácil acesso aos meios de transporte e diversos serviços públicos.
O estudo “Masterplan do Centro do Rio: uma visão de futuro”, contratado pela Prefeitura do Rio e pelo BNDES, também foi mencionado como uma proposta para melhorar a mobilidade e ambiência urbana dos cariocas. Na prática, o artigo ressalta a necessidade de começar o processo de longo a médio prazo o mais rápido possível.