O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) participou de uma reportagem do jornal Repórter Brasil Tarde, na TV Brasil, sobre a compra do terreno do antigo Gasômetro, na zona central do Rio, pelo Clube de Regatas do Flamengo para a construção de um estádio.
Com previsão de entrega para 2029, o estádio rubro-negro será erguido em uma área de quase 90 mil metros quadrados, com capacidade para no mínimo 70 mil torcedores. A localização, no entanto, próximo à Rodoviária Novo Rio, ao novo Terminal Intermodal Gentileza, e a importantes vias como Linha Vermelha, Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói, preocupam especialistas.
O edital do leilão exige ainda que o Flamengo faça um plano de mobilidade urbana que priorize o transporte coletivo, acesso de pedestres e ciclovias que se conectem a áreas residenciais. Para o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, algumas questões ainda precisam ser levantadas e esclarecidas: “É preciso que a gente tenha acesso à essas informações técnicas para poder saber se este projeto vai atender a cidade do Rio de Janeiro ou a outros interesses não coletivos”.
Assista a reportagem na íntegra.
#SomosTodosCAU