O CAU/RJ participou de eventos preparatórios do CAU para a COP 30, em Manaus, de 15 a 18 de outubro. A programação incluiu o 1º Fórum de Debates: Arquitetura e Mercado, o 44º Fórum de Presidentes de CAU/UF, reuniões das comissões de Organização e Administração e de Política Profissional do CAU/BR, o 4º Encontro de Coordenadores das Comissões de Política Urbana e Ambiental, além do Seminário Amazônia Legal. A série de eventos do CAU na COP 30 visa discutir o futuro da arquitetura e urbanismo na Amazônia, em preparação para o Seminário CAU na COP 30, que será realizado durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, em Belém.
O CAU/RJ foi representado por seu presidente, Sydnei Menezes, e pela Conselheira Federal Leila Marques. “A importância da reunião da COP 30 é exatamente a oportunidade de juntar as grandes lideranças planetárias para se discutir mais uma vez medidas importantes, relevantes, imediatas e que se possa aplicar, o mais rápido possível, voltadas à questão não só da preservação ambiental como um todo, mas principalmente da questão relativa às mudanças climáticas que alguns autores já chamam de mutações climáticas. É preciso agir com medidas mitigadoras, preventivas e mudanças de algumas atitudes e hábitos planetários”, afirmou Menezes.
A Conselheira Federal pelo Rio de Janeiro, Leila Marques contou que os eventos preparatórios abordaram temas de políticas profissionais, nos dias 16 e 17. Já o dia 18 foi dedicado à Amazônia Legal. “Teve todo um arcabouço de palestras voltadas para as questões da Amazônia, como habitação, assistência técnica, sustentabilidade, legalização, energias renováveis, consumo hídrico e patrimônio histórico na região amazônica. Os temas foram relacionados aos nove estados brasileiros da região da Amazônica Legal. E também teve a participação da presidente da Regional de Arquitetos do Grupo Andino (Raga), Rim Safar, falando sobre a Amazônia Internacional”, explicou Leila Marques.