O CAU/RJ esteve em Paraíba do Sul na terça-feira, 27 de agosto, com mais uma edição do CAU Educa. A atividade foi realizada na Escola Municipal Professor Melchor Del Blanco Miguel, com o objetivo de apresentar aos alunos de 3º a 5º anos, de entre 6 e 11 anos, a importância da arquitetura e urbanismo, assim como seus impactos na sociedade. Participaram desta edição do CAU Educa, a conselheira do CAU/RJ, Savana de Freitas, o gerente de fiscalização Rodrigo Abbade, além das analistas técnicas Diane Bianchi e Raquel Pillon.
A Conselheira Savana de Freitas contou que as crianças adoraram a dinâmica do projeto e, no final da atividade, explicaram o entendimento delas sobre a importância do arquiteto e urbanista na sociedade. “As coordenadoras pedagógicas, diretora e professores relataram ser muito importante essa iniciativa do Conselho em fazer o trabalho nas comunidades vulneráveis, pois dessa forma estamos despertando o interesse dos alunos em entender como cada profissão contribuiu na sociedade. Elas querem mais eventos como esse no município”, afirmou.
O projeto visa contribuir para o despertar da consciência de crianças em situação de vulnerabilidade social quanto a temas relacionados à Arquitetura e Urbanismo e o seu papel enquanto promotora da qualidade de vida nas cidades. Temas como ventilação cruzada, geometria solar, acessibilidade, planejamento urbano e preservação de recursos naturais são trabalhados de forma lúdica em sala de aula por arquitetos e urbanistas servidores do Conselho.
“Mais uma vez, a receptividade da equipe pedagógica da escola foi muito positiva, estimulando o CAU/RJ a dar continuidade ao projeto e deixando a cidade de portas abertas para receber novas edições do programa, inclusive de forma continuada”, complementou o gerente de fiscalização do CAU/RJ, Rodrigo Abbade.
No projeto são usados os gibis especiais da Turma da Mônica, produzidos pelo CAU/PR em parceria com o Instituto Maurício de Souza e a Unesco. A história mostra a líder da turminha, Mônica, em uma jornada de aprendizado sobre a profissão de sua mãe, arquiteta e urbanista. Questões como sustentabilidade, ventilação e acessibilidade são abordadas no gibi. Também são feitas maquetes simples de casas com papel dobrado e os alunos são estimulados a simular o projeto de um bairro através de uma maquete coletiva.