O CAU Brasil renovou sua parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS). Memorando de entendimento foi assinado pela presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, e pela diretora do UNOPS no Brasil, Claudia Valenzuela, e contou com a presença do presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA), José Luis Cortés. Novo acordo, válido até 2023, tem foco em atividades para a promoção de gênero, diversidade e inclusão.
“Estamos reafirmando a nossa decisão de trabalhar conjuntamente para melhorar a vida da população. Porque esse é, afinal, o objetivo dos serviços de Arquitetura e Urbanismo”, afirmou Nadia Somekh. Nos últimos cinco anos, a cooperação entre as duas instituições rendeu várias ações conjuntas, como o II Ciclo de Debates Cidades Inclusivas para Mulheres. Veja mais mais aqui.
“Nós estamos travalhando bastante. Vamos continuar fazendo muitas coisas bonitas em termos de conteúdo”, afirmou Claudia Valenzuela. “precisamos considerar todas as interseccionalidades que afetam a vida das pessoas. Nossas instituições estão caminhando juntas neste objetivo”.
Entre as ações de cooperação previstas, estão o compartilhamento de expertises técnicas em áreas como compras sustentáveis e gestão de fundos, além da promoção de boas práticas de incentivo à sustentabilidade em projetos de infraestrutura.
O UNOPS também será parceiro nas comemorações do Dia da Mulher Arquiteta e Urbanista, que será comemorado no dia dia 31 de julho. Outra ação prevista é a divulgação do Parque para Todos e para Todas, documento da UNOPS que traz sugestões para a implantação e melhorias de parques urbanos pela perspectiva de gênero.
O presidente da UIA, José Luis Cortes, destacou a importância das mulheres no debate arquitetônico. “O tema da Saúde na Arquitetura está muito ligado à atuação das mulheres. Na maioria dos casos, são as mães que podem ajudar na prevenção das doenças dentro de casa”, afirmou.
Também participaram da cerimônia a vice-presidente do CAU Brasil, Daniela Sarmento; o coordenador da Comissão de Relações Institucionais (CRI) do CAU Brasil; e Camila Leal, integrante da Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade (CTRED) do CAU Brasil.
Criado em 1974 como parte do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o UNOPS tornou-se uma organização independente em 1995. O Escritório presta serviços de gestão de projetos, contratações públicas e infraestrutura física a diversos governos e serve como braço operacional da ONU em ações de assistência técnica e ajuda humanitária.