A campanha “Mais Arquitetos”, do CAU Brasil, realiza na próxima quqarta-feira (30) a quarta da série “Moradia Digna é um Direito de Todo Brasileiro”. A conselheira federal pelo estado de Rondônia, Cristina Barreiros, recebe a arquiteta e urbanista Mariana Estevão, da ONG Soluções Urbanas, e a influenciadora Verônica Oliveira (@faxinaboa). A conversa poderá ser acompanhada a partir das 19h pelas redes sociais (Instagram e Facebook) e pelo canal do CAU Brasil no Youtube.
Desenvolvida desde abril, a campanha quer popularizar a existência da lei 11.888/2008, que prevê assistência técnica para construção e reforma de moradias dos brasileiros com renda até três salários mínimos. Por meio deste esforço, o CAU Brasil procura fortalecer a ATHIS como ferramenta para enfrentar o déficit habitacional brasileiro, que ultrapassa a marca de cinco milhões de domicílios, bem com as inadequações habitacionais de 25 milhões de moradias do país, além de fomentar este campo profissional dentro da arquitetura.
Conheça as participantes:
A arquiteta Cristina Barreiros, doutora em Ordenação Territorial Ambiental Urbana, é especialista em Reabilitação Ambiental Urbana e Paisagística. Servidora do quadro federal, atua como arquiteta e urbanista no Governo do Estado de Rondônia desde 1985 e também como profissional liberal em seu Escritório de Arquitetura, com inúmeros projetos realizados nas mais diversas áreas: Na área acadêmica montou e coordenou o 1º curso de Arquitetura e Urbanismo em Rondônia, na UNIRON; Ex- Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia, CAU-RO, atualmente é Conselheira Federal por Rondônia no CAU Brasil, sendo coordenadora adjunta da Comissão de Exercício Profissional e coordenadora da Comissão de Políticas Profissionais.
Colocar a Arquitetura à serviço das pessoas foi o desejo que moveu a arquiteta e urbanista Mariana Estevão, presidente da ONG “Soluções Urbanas”, com sede no Rio de Janeiro. Desde a sua graduação pela Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no Rio de Janeiro. Para caminhar nesse sentido, seu primeiro passo foi na direção da urbanização de favelas. Para isso, Mariana fez uma especialização em Engenharia da Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública na Fiocruz, onde aprofundou conceitos da relação entre saúde e ambiente. Atualmente, a arquiteta oferece cursos de capacitações e multiplica sua experiência entre profissionais de todo o país, que, assim como ela, também desejam utilizar seus conhecimentos técnicos para transformar a vida das pessoas
Verônica Oliveira, de São Paulo, mantem o perfil @faxinaboa no Instagram. Ela trabalhava com telemarketing em 2016 mas a empresa quebrou e se viu sem emprego. A nova carreira, contudo, veio do acaso. Fez faxina na casa de uma amiga, sem compromisso, e teve um estalo. “Quando ela me pagou, pense no quanto aquilo poderia ser rentável”, conta. E assim criou o Faxina Boa para oferecer seus serviços na Internet, compartilhando histórias sobre seu dia-a-dia de trabalho. O sucesso foi tão grande que ela montou uma rede para fazer a ponte entre profissionais de faxina e clientes, até virar influenciadora e ter como principal fonte de renda a produção de conteúdo digital de temas diversos, mas especialmente de valorização das empregadas domésticas.
Saiba mais sobre a campanha
A Campanha Mais Arquitetos entende a defesa da implementação da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social como prioridade absoluta em tempos de pandemia. Para promover esta cultura, procura abranger tanto arquitetos e urbanistas quanto gestores públicos e moradores de comunidades que necessitam de melhorias em suas habitações.
Clique aqui para acessar o hotsite da campanha e saber mais.
Fonte: CAU/BR