O Conselho Diretor do CAU/BR alterou o vencimento da anuidade de 2020 para o dia 31 de julho, sem encargos e multas. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira, 23 de março, em matéria publicada no site da autarquia (clique aqui). A prorrogação do prazo, válida para profissionais e empresas, abrange também quem parcelou a anuidade e quem ainda não pagou.
A proposta de mudança do vencimento da anuidade foi apresentada primeiro pelo CAU/RJ, no dia 18 de março, em ofício enviado ao presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães. No documento, o presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar, lembrou que parte significativa dos CAU/UFs dispõem de verba de contingenciamento e/ou recursos de capital. “Ainda que algum CAU/UF não disponha desses recursos (verba de contingenciamento), há a possibilidade de se utilizar recursos do Fundo de Apoio”, diz trecho da deliberação da reunião do Conselho Diretor do CAU/RJ, encaminhada como anexo do ofício. (clique aqui para mais informações)
O Fórum de Presidentes de Conselhos de Arquitetura e Urbanismo das Unidades Federativas se posicionou, no dia 19 de março, no mesmo sentido. Além da ampliação do prazo de pagamento da anuidade de 2020, os presidentes pediram a suspensão dos repasses do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) e do Fundo de Apoio pelos CAU/UFs.
“A prorrogação dos pagamentos das anuidades foi uma demanda do Fórum de Presidentes do CAU dos estados e é o mínimo que o CAU/BR pode fazer frente as condições dramáticas que nossa profissão vai enfrentar. Ainda é muito pouco e estamos estudando outras ações para aliviar os arquitetos e arquitetas, assim como para reduzir drasticamente os repasses e os custos fixos de nossa estrutura, nesse período de exceção”, afirmou o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva. (clique aqui)
De acordo com o Conselho Diretor o CAU/BR, o grave quadro em que se encontra o país, em razão da pandemia do novo coronavírus, afetando toda a sociedade, motivou a decisão de alterar o vencimento da anuidade de 2020. “Os arquitetos e urbanistas devem aguardar novas informações, no decorrer dos próximos dias, sobre os procedimentos a serem adotados para emissão de novos boletos, após o ajuste necessário do SICCAU, e outros esclarecimentos”, afirmou o Conselho Diretor do CAU/BR.
Clique aqui para ter acesso ao ofício CAU/RJ enviado ao CAU/BR.
Clique aqui para ver a ata da Reunião do Conselho Diretor do CAU/RJ, enviada como anexo do ofício ao CAU/BR.