O arquiteto e urbanista e ex-conselheiro do CAU/RJ Carlos Alberto Peres Krykhtine é o novo presidente do Instituto Pereira Passos (IPP). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro desta quinta-feira, 13 de outubro.
“O CAU/RJ parabeniza nosso colega arquiteto e urbanista e ex-conselheiro Carlos Krykhtine pela sua nomeação como presidente do IPP, referência nacional e internacional em gestão de dados e conhecimentos de gestão para o planejamento urbano e para sua integração transversal com as políticas públicas”, afirmou o presidente do CAU/RJ, Pablo Benetti. O presidente do Conselho ressaltou ainda a importância do IPP para a cidade do Rio de Janeiro, em especial para o processo de planejamento urbano. “Desejamos uma gestão proativa e eficiente. Saudamos o IPP e parabenizamos pela escolha, que certamente trará excelentes frutos para o planejamento territorial da nossa cidade”, completou Benetti.
A nomeação teve repercussão positiva entre os arquitetos e urbanistas da cidade do Rio de Janeiro. De acordo com profissionais ouvidos pelo CAU/RJ, Krykhtine tem conhecimento e sensibilidade para levantar dados que permitirão a construção não apenas de uma cidade, mas de um mundo melhor.
Em nota, o Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) saudou também a nomeação de Krykhtine para presidir o IPP. “O IAB-RJ, que tem a honra de ser um dos representantes da sociedade no Conselho de Informações da Cidade, saúda a nomeação e destaca o papel central das informações municipais geridas pelo IPP no debate do Plano Diretor e do planejamento da cidade em geral. Esperamos também que o órgão seja um parceiro do Observatório Colaborativo da Agenda Urbana Fluminense, criado e coordenado pelo IAB-RJ com entidades parceiras, pois entendemos que a visão territorial metropolitana é fundamental para o Rio, que tem a responsabilidade de contribuir para a Estruturação da gestão metropolitana”, diz trecho do documento.
Sobre Carlos Krykhtine
Krykhtine é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou como Diretor do Departamento de Urbanismo (2022 a 2007) e subsecretário de Urbanismo da Prefeitura de Niterói. Atuou ainda como professor substituto da cadeira de Projeto Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ e do Centro Universitário Plínio Leite. Funcionário estatutário, Krykhtine é arquiteto da Prefeitura do Rio de Janeiro desde 2008. Em 2016, passou a integrar os quadros do Instituto Pereira Passos como assessor técnico especial da presidência. Lá exerceu os cargos de coordenador técnico de informações da cidade e diretor executivo.