A Câmara do Rio homenageou na terça-feira, 22 de novembro, três importantes lideranças, cuja atuação se destaca no campo do direito à moradia: Jurema da Silva Constancio, Bruna Menezes e Itamar da Silva.
Jurema foi homenageada com a medalha Chiquinha Gonzaga, que reconhece personalidades femininas que tenham se destacado em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais, no âmbito da União, estado e municípios. Ela é carioca e coordenadora nacional do movimento União Por Moradia Popular. A procuradora da República Bruna Menezes recebeu moção de louvor por sua atuação na garantia do direito à moradia à população. O jornalista Itamar recebeu a Medalha Pedro Ernesto. A honraria é a principal homenagem que a cidade do Rio presta a quem se destaca na sociedade civil.
As homenagens foram propostas por Reimont. Em entrevista à TV Câmara, o vereador destacou o papel das três personalidades na defesa do direito à moradia. “A doutora Bruna tem nos ajudado muito na luta pela moradia. Jurema Constacio é uma liderança reconhecida no Brasil e internacionalmente, e o Itamar, companheiro do Morro Santa Marta, jornalista, da comunicação popular, que sempre lutou pela democracia”, afirmou.
A sessão de homenagem contou com a presença de várias lideranças dos movimentos populares de luta pela moradia, de representante do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ).