Entre os recursos relacionados com desenvolvimento para projetos arquitetônicos que mais recebe novidades no Blender, podemos apontar o BlenderBIM como o maior destaque. O projeto que surgiu como um Add-on criado pelo arquiteto australiano Dion Moult ganha cada vez mais recursos e ferramentas para ajudar na criação de projetos. Já é possível criar modelos 3D de paredes, telhados e vários outros elementos arquitetônicos com o BlenderBIM.
Entre os recursos que estavam ausentes no Add-on estava uma ferramenta para criar escadas. Isso mudou com o lançamento da versão v0.0.230107.
Nessa versão do BlenderBIM temos o monolithic stair que tem como objetivo criar escadas de concreto. Ela substitui a ferramenta antiga, que apenas gerava modelos 3D de escadas. A vantagem da nova ferramenta é que as escadas são totalmente paramétricas.
O que é um modelo paramétrico? Caso você não tenha familiaridade com o termo, os modelos 3D paramétricos podem ser modificados e alterados de maneira mais eficiente. O software responsável pela criação entende que os objetos 3D representam uma escada. Da mesma forma que os objetos representando paredes possuem propriedades como altura, espessura e comprimento. Um modelo paramétrico de escada apresenta:
- Degraus
- Espelho
- Piso
- Lances
É apenas a primeira versão da ferramenta paramétrica que gera escadas, mas isso demonstra que o desenvolvimento do BlenderBIM como alternativa aberta para trabalhar com BIM.
Com o BlenderBIM você utiliza padrões abertos para salvar e desenvolver seus projetos, sendo o formato IFC [Industry Foundation Classes] a base de tudo. Essa é a alternativa aberta e baseada em texto puro, que utiliza uma filosofia completamente diferente de outras plataformas como o Revit. Ao salvar um projeto no formato IFC você pode mandar ele para qualquer local, pois o mesmo é baseado em texto.
Diferente dos arquivos do Revit, que você só pode abrir no próprio software e com uma licença ativa. Você precisa pagar para ter acesso ao seu trabalho.
Como fazer o download do BlenderBIM? Basta visitar a página do projeto e copiar a versão mais recente do BlenderBIM. Nesse artigo, você encontra uma introdução ao uso do BlenderBIM para arquitetura.
Precisa saber usar o Blender? Sim, para usar o BlenderBIM você tem que usar ele dentro do Blender.
Se você ainda não sabe usar o Blender, o Solare tem um curso de Blender para arquitetura gratuito. Todo o material está no YouTube e abrange o uso específico do software para arquitetura.
Os cursos do Solare foram produzidos graças ao apoio da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).