Entre as áreas de computação que estão revolucionando a maneira com que profissionais criativos trabalham, podemos apontar a inteligência artificial como a mais impactante. Até alguns anos atrás, o grande diferencial dos computadores era possibilitar uma experiência de trabalho livre de papel e com flexibilidade para modificar projetos em ambiente virtual.
Na época do papel os erros em projetos acabavam resultando no descarte de várias horas de trabalho, o que já não acontece mais nos dias de hoje.
Os sistemas de inteligência artificial que gera imagens com base em texto estão no centro das atenções pela sua flexibilidade e capacidade criativa. Esses sistemas funcionam com base em uma descrição. É como descrever uma imagem de maneira inversa. Você escreve o texto e a inteligência artificial tenta criar as imagens com base na sua descrição.
Uma das plataformas mais populares é o Stable Diffusion, que possui até mesmo um Demo gratuito. Por exemplo, ao visitar a página e usar a seguinte descrição glass and brick house in the snow with swiming pool [casa de tijolo e vidro na neve com piscina], você recebe algumas imagens.
Essa casa não existe e foi totalmente gerada com base nos algoritmos do Stable Diffusion.
Uma das vantagens desse tipo de tecnologia é que a maior parte do código é aberto e fácil de ser integrado em softwares como Blender, FreeCAD e outros. Pensando nessa integração, o Blender já possui uma extensão criada pelo desenvolvedor Carson Katri, que integra o Stable Diffusion e StabilityAI.
Com essa extensão, batizada de Dream Texture Projection (demo com vídeo no link), é possível descrever o estilo de texturas que você pretende usar em determinado projeto, e o sistema do Stable Diffusion elabora e aplica as imagens nos seus modelos 3D. Tudo é feito de maneira autônoma e em alguns segundos.
O recurso relacionado com as texturas está em estágios iniciais de desenvolvimento, mas já pode ser copiado nesse endereço.
A inteligência artificial do Stable Diffusion é perfeita? Ela já apresenta bons resultados, mas ainda precisa ficar mais inteligente. O primeiro ponto é que o sistema só entende descrições em inglês. O segundo ponto é que o Stable Diffusion colocou neve na sala de estar em uma das imagens da casa que usamos como exemplo.
Ao usar a descrição literal o sistema acaba gerando essas imagens peculiares.
Quer aprender a usar o Blender? O Solare oferece o curso de Blender para arquitetura no nosso canal do YouTube. Todo o conteúdo é gratuito e pode ser assistido quantas vezes você quiser.
Os cursos do Solare foram produzidos graças ao apoio da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).