Lançada nesta sexta-feira, 7 de maio, a obra “Lina: uma biografia” conta a história da arquiteta e urbanista ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, pelo olhar da sua produção de costumes e cultura nacional. Redigida pelo crítico de arquitetura e ensaísta, Frascesco Perrota-Bosch, o livro explora a capacidade artística de Lina de traduzir o Brasil em seus trabalhos.
O livro tem como ponto chave a capacidade de Lina,como estrangeira, de enxergar um país que não era o seu e traduzi-lo para os próprios brasileiros. A obra foi feita com base em pesquisa extensa, minucioso levantamento de fontes inéditas, calcado em dezenas de entrevistas, bibliografia brasileira e italiana. É narrada com leveza e numa estrutura temporal engenhosa.
Sobre Lina Bo Bardi
Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, foi uma arquiteta modernista ítalo-brasileira. Naturalizada no Brasil após a Segunda Guerra Mundial, ela se tornou uma das mais importantes arquitetas e urbanistas do país, conhecida por projetos como o complexo cultural SescPompeia, em São Paulo, e o Museu de Arte de São Paulo (MASP).
Lina morreu em 1992, aos 77 anos. Ela tornou-se uma referência internacional. Vários dos seus temas e posições tornaram-se pauta do debate sobre cultura, meio-ambiente, patrimônio histórico e produção material da arquitetura e dos objetos a partir do século XXI.
Sobre o autor
Francesco Perrotta-Bosch nasceu no Rio de Janeiro, em 1988. É arquiteto e urbanista pela PUC-Rio, mestre e doutorando pela USP. Em 2013, venceu o prêmio de ensaísmo da revista Serrote com “A arquitetura dos intervalos”.
*Com informações da Revista Projeto