O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) formalizaram nesta quinta-feira (10/10) um convênio histórico que garante a arquitetos e urbanistas de todo o país acesso gratuito às normas técnicas da ABNT. A parceria, que era um desejo da autarquia, tem como objetivo fortalecer a segurança jurídica e a qualidade dos projetos desenvolvidos pelos profissionais da área, além de fomentar boas práticas no setor.
O convênio também oferece vantagens adicionais, como desconto na compra das normas técnicas mais acessadas e em cursos de capacitação da ABNT. Segundo a presidente do CAU/BR, Patricia Sarquis Herden, “Anunciamos esse convênio com a ABNT irá garantir acesso às Normas Técnicas, para que todos os arquitetos e urbanistas – que poderão visualizar as informações de forma gratuita. Esta ação tem o caráter fundamental de promoção de oportunidades aos profissionais inseridos no setor, enaltecendo que a atuação profissional dos arquitetos e urbanistas devem ser realizadas à luz das normas técnicas, buscando maior qualidade e eficiência nos projetos entregues à sociedade.”
Durante a cerimônia de assinatura, o presidente do conselho deliberativo da ABNT, Mário William, destacou: “É uma alegria muito grande trazer de volta essa parceria com o CAU/BR. A assinatura desse convênio vai permitir que todos os arquitetos e urbanistas do Brasil tenham acesso ilimitado às normas técnicas e, além disso, participar do Sistema de Normalização da ABNT, dentro das votações do conselho da associação.”
A retomada dessa parceria com a ABNT acontece após escuta sensível do CAU/BR às sugestões dos profissionais de arquitetura e urbanismo, recebidas nas redes sociais e nas redes de atendimento, bem como ao engajamento dos CAU/UFs e da Comissão de Políticas Públicas (CPP) da autarquia federal.
O acesso gratuito às normas já está disponível aos profissionais registrados e adimplentes. Para acessar, basta clicar no link ABNTCatálogo, em seguida:
– Informe o número de CPF
– Confirme os dados de cadastro (já vem preenchido automaticamente)
– Você irá ser direcionado para o e-mail cadastrado, clique no link de cadastro para criar senha. Depois só entrar com a senha cadastrada.
Para acessar a norma:
– Ir em pesquisa e digitar número da norma
– Abrirá uma tela com a norma com a opção de comprar e de visualizar. Só clicar em visualizar.