Os arquitetos e urbanistas do escritório Gema307 marcaram presença na Feira de Arquitetura, realizada em Nova Iguaçu nos dias 27 e 28 de julho. Promovido pelo CAU/RJ, o evento integrou a programação do CAU na sua Cidade e teve como principal objetivo mostrar à população local que a Arquitetura e Urbanismo é um serviço acessível a todos.
Recém-criado, o Gema307 é liderado por três arquitetos: Aline Cordeiro Rodrigues, Fabiana Loiola e Ederson Vinícius Vieira. Com atuação na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, mais especificamente na Baixada Fluminense, o escritório tem como foco a arquitetura popular. “Ao abrir a empresa, realizamos pesquisa de mercado junto ao público das classes C e D. A partir desse estudo, conseguimos criar nossa persona (personagem fictício criado para representar potencial cliente), identificar problemáticas existentes para então resolver os problemas identificados nas edificações”, explicou Aline.
De acordo com os sócios do Gema307, o levantamento apontou que algumas pessoas têm ideia do papel do arquiteto e urbanista, mas a grande maioria enxerga a profissão como um serviço caro. Um número significativo dos participantes relatou ter realizado algum tipo de obra sem acompanhamento de profissional técnico habilitado e esse foi um dos motivos de não terem concluído o serviço. Outros fatores que influenciaram a interrupção da obra foram: ausência de projeto e questões financeiras. A maioria dos participantes relatou interesse em contar com a assessoria de um profissional habilitado na obra ou reforma da casa própria.
Importante destacar que a atuação do Gema307 não é em Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Athis). Esse é um serviço gratuito para projeto e para construção de habitação de interesse social, que deve ser garantido pelo Estado. O escritório mira na mulher negra, chefe de família, com filhos, que vê a necessidade de melhorias dentro de sua própria residência, seja porque trabalha em casa para gerar renda extra, ou para proporcionar melhor qualidade de vida para família e parentes que moram próximo. “Somos um negócio de impacto social. Oferecemos projeto diferenciado e buscamos facilitar o pagamento. Buscamos oferecer pacote completo: projeto, com material e mão de obra. Assim, nosso cliente já sabe quanto vai pagar e o tempo que a obra vai durar. Esse modelo ajuda muito nosso cliente, que ficam satisfeitos, pois a obra tem início, meio e fim”, afirmou Fabiana.
Na Feira da Arquitetura, a Gema307 apresentou a solução “PurpleLar”: soluções para obras de reforma ou ampliação para famílias das classes C, D e E, unindo assistência técnica, design reutilizável, conforto e espaço saudável. “Purple é cor, que remete a bem-estar. Lar é lugar onde se vive, habitação, casa. É um processo que une assistência técnica, com a promoção da saúde, do projeto com design reutilizável, inspirado na economia circular”, disse Aline.
A Feira de Arquitetura ocorreu no Paço da Prefeitura de Nova Iguaçu e foi aberta ao público. Arquitetos e urbanistas puderam apresentar seus serviços à população local, além de tirar dúvidas e realizar o primeiro atendimento aos potenciais clientes. O próximo evento ocorrerá em Petrópolis e está previsto para ocorrer em setembro.