O arquiteto e urbanista Manoel Vieira Gomes Júnior, ex-conselheiro do CAU/RJ, é o novo presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP). Ele substitui o arquiteto e urbanista Carlos Alberto Peres Krykhtine, que deixou o cargo a pedido. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro no dia 15 de março.
Manoel Vieira é mestre em Ciências Políticas e Sociais pela UFRRJ e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. Foi superintendente do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Secretário de Cultura de Saquarema.
O Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos tem sua origem na Fundação RioPlan. Com o desmembramento da empresa, em 1999, o IPP assumiu as atividades de planejamento urbano, produção cartográfica e de estatísticas do Rio de Janeiro. Desde a sua fundação, o IPP coordenou grandes projetos urbanos, como o Rio Cidade, o Favela Bairro, o Rio Orla e o Porto Maravilha. O planejamento da candidatura da cidade a sede das Olimpíadas de 2016 também foi iniciado no instituto.
Outro aspecto marcante da atuação do IPP é a sua relevância como centro de referência de dados e conhecimento sobre o Rio, utilizado para a formulação e acompanhamento de políticas públicas. Estas informações estão abertas para consulta da população pelo site Data.Rio.