O arquiteto e urbanista Humberto Kzure-Cerquera realiza exposição ASIKIRI – Deslocamentos Forçados, no Centre Intermondes, na cidade de La Rochelle, na França.
A instalação trata dos imigrantes que se aventuram a chegar à Europa pelo Mediterrâneo. Muitos não resistem à travessia. A exposição também busca dialogar com o passado transatlântico do tráfico negreiro. A palavra ASIKIRI na língua iorubá se refere aos imigrantes.
A obra consiste em um barco de sete metros de comprimento feito de lâminas de isopor para construção civil. O barco fica entre duas colunas, simbolizando as duas torres localizadas na entrada de La Rochelle. A exposição está em cartaz, gratuitamente, até o dia 23 de março.
Humberto Kzure é arquiteto e urbanista, com doutorado em urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bauhaus Universität Weimar – Alemanha. É professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e recentemente realizou um pós-doutorado sobre o pensamento e a obra de Nuno Portas em três universidades europeias: Porto-Portugal, La Rochelle-França e Viena-Áustria. Possui também formação profissional em fotografia, teatro e cenografia.