Criado pela Lei Federal 12.378 de 31 de dezembro de 2010, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa, financeira e estrutura federativa, passa a regulamentar as atividades de arquitetura e urbanismo no país. O CAU surge como o mais novo interlocutor da sociedade na agenda do desenvolvimento urbano.
Em 15 de dezembro de 2011, dia do aniversário do Arquiteto Oscar Niemeyer, em sessão solene realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, tomaram posse os primeiros Conselheiros do CAU/RJ (27 titulares e 27 suplentes) e sua respectiva diretoria para um mandato de três anos. O CAU/RJ passou a funcionar em 02 de janeiro de 2012.
MISSÃO
O CAU/RJ tem a missão de orientar e desenvolver as atividades profissionais, restabelecendo o papel social do arquiteto e urbanista. Além de defender a sociedade, o bem viver, e a qualidade do ambiente urbano através da garantia das melhores práticas profissionais.
VISÃO
Aprimorar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, resguardando a sociedade da prestação de serviços qualificados e habilitados.
Valorizar o profissional, promover a educação permanente e divulgar a importância da arquitetura e urbanismo junto à população.
Desenvolver as atribuições dos profissionais de acordo com a ética do CAU/BR.
Assegurar e ampliar a inserção do CAU/RJ nos fóruns de discussão de interesse da arquitetura e urbanismo e para a formação profissional em todo o estado, através da descentralização de ações e serviços.
Promover a qualificação contínua dos serviços do CAU/RJ.
VALORES
Zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe.
Atender à sociedade no aspecto da prestação do serviço técnico de qualidade.
Respeito à missão e às decisões plenárias.