A Associação dos Ex-Alunos e Amigos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (AMEAFAU-UFRJ) se reuniu no dia 1º de junho na sede do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) em uma Assembleia para eleger a composição da nova diretoria e dos Conselhos Deliberativos e Fiscal, para a gestão 2024-2026. A reunião contou com expressiva participação dos membros, de forma presencial e on-line.
Durante a assembleia, alguns associados, colaboradores e a presidente honorária, Dora Alcantâra (foto), foram homenageados e receberam um diploma simbólico de reconhecimento aos serviços prestados à AMEAFAU. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) também foi reconhecido durante esse momento, representado por seus Vice-Presidentes Carlos Abreu e Isabel Rocha.
O vice-presidente do CAU/RJ Carlos Abreu ressaltou que a primeira gestão da Associação conseguiu resultados relevantes: “um avanço importante, mesmo com toda a dificuldade, foi a aprovação que ainda está em consolidação de uma participação na Lei Rouanet para o desenvolvimento de projetos. Sabemos que o grande problema de sempre da Universidade passa pela escassez de recursos, e o AMEAFAU tem exatamente a intenção de vir a desenvolver projetos como apoio para a melhora do edifício modernista tombado Jorge Machado Moreira, onde se encontra instalada a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, que em 2025 completará 80 anos.”
Após a votação para os membros da Diretoria, dos Conselhos Deliberativos e Fiscal da segunda gestão, que tem início em 12/06/2024 e término em 12/06/2026, foram eleitos o presidente Carlos Fernando de Souza Leão, o vice-presidente Miguel Antonio Pinto Guimarães e o tesoureiro Luiz Damião Teixeira da Silva. A reunião terminou com o compromisso de que os novos conselheiros e os que se mantiveram terão uma participação mais efetiva na AMEAFAU, com reuniões mensais entre os associados.