A escolha de um software que será a base para o desenvolvimento de projetos em arquitetura é uma decisão importante, e como profissionais que adotam a arquitetura como sua atividade principal é preciso confiança de que a sua escolha será de longo prazo. Quais garantias temos de que os softwares de código aberto devem manter atualizações constantes?
Foi pensando nesse tipo de situação que a Fundação Blender instituiu o chamado Blender LTS, que é um acrônimo para Long Term Support. A sigla identifica uma versão própria do Blender que tem desenvolvimento e atualizações garantidas por pelo menos 2 anos. Isso significa que eventuais mudanças de sistema operacional ou hardware são suportadas durante esse período.
Essa é uma garantia importante, pois com o desenvolvimento de projetos envolvendo uso de ferramentas específicas de uma versão em particular do Blender, você tem a garantia de que sempre vai existir uma versão do Blender compatível com o seu projeto.
Quer um exemplo? Imagine que você desenvolve um projeto no Blender usando o BlenderBIM e, por algum motivo, o complemento deixa de funcionar no Blender 3.5. Caso isso aconteça, você pode continuar usando o Blender 3.4 LTS com o BlenderBIM por mais dois anos no mínimo. Se o Windows, MacOS ou Linux demandarem atualizações para executar o Blender, a versão LTS recebe essas modificações.
Você consegue identificar as versões LTS pela sigla na área de downloads do Blender. Outro endereço muito útil relacionado com o Blender, é a página que lista todas as versões já lançadas para o software. É possível fazer o download do software até a versão 1.6, que foi a primeira disponível para Windows.
Quando você deve usar o Blender LTS? A escolha dessa versão vai depender de vários fatores, sendo o mais importante relacionado com os recursos usados para elaborar um projeto. Se você depende de recursos que não estão mais presentes em atualizações recentes, você pode sempre adotar o Blender LTS para continuar resgatando seus arquivos.
Calendário de lançamento do Blender LTS
Por exemplo, hoje a versão mais recente do Blender é a 3.4. Mas, é possível fazer o download do Blender 3.3 LTS, caso algum recurso tenha mudado o bastante para atrapalhar o desenvolvimento de projetos. Quais tipos de ferramentas podem deixar de funcionar? Quando falamos de atualizações no Blender, são as que geralmente causam problemas são as mudanças na API do Python. Essa é a linguagem usada pelos complementos e diversos recursos do internos.
Quando as bibliotecas do Python mudam em atualizações, os complementos geralmente precisam de modificações para continuar funcionando.
Quer aprender a usar o Blender? No curso de Blender para arquitetura do Solare, você aprende a usar o Blender com aulas voltadas para desenvolvimento de projetos. O material do curso demonstra todo o processo necessário. Todos os vídeos são gratuitos e estão disponíveis no nosso canal do YouTube.
Os cursos do Solare foram produzidos graças ao apoio da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).