Na quinta-feira, 10 de agosto, às 10h, a Comissão Temporária de Acessibilidade (CTA) promove live para discutir uma anuidade diferenciada para arquitetos e urbanistas com deficiência. O evento será realizado pelo Teams, com transmissão no canal do CAU/RJ no Youtube, e contará com tradução em libras. Inscreva-se aqui.
A Comissão recebeu do plenário do CAU/RJ a incumbência de elaborar proposta de anuidade diferenciada aos profissionais PcD a ser encaminhado para o CAU Brasil. A discussão começou a partir da sugestão de uma profissional com deficiência auditiva, que relatou dificuldades enfrentadas no exercício de suas atividades em função das frequentes barreiras de acessibilidade que ainda persistem nas esferas social e profissional.
Participam da live o advogado Geraldo Nogueira, da Diretoria da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ e Subsecretário Municipal da Pessoa com Deficiência na gestão de 2017-2021 da Prefeitura do Rio de Janeiro; o arquiteto e urbanista Carlos Leitão, colaborador da Comissão e da arquiteta e urbanista Regina Cohen, integrante da CTA e gerente da empresa Acesso-Projeto, Consultoria e Ensino em Acessibilidade. A mediação será do coordenador da comissão, Arnaldo Lyrio.
Saiba mais sobre os participantes:
Carlos Leitão: arquiteto e urbanista pela Faculdades Integradas Silva e Souza; pós-graduado pela Universidade Católica de Petrópolis em Edifícios Sustentáveis – Projeto e Performance. Atuou como analista de acessibilidade no Comitê Organizador dos Jogos Olímpico e Paralímpicos Rio 2016; e na Secretaria de Obras do Rio de Janeiro, em projetos de acessibilidade nas áreas públicas. É colaborador da Comissão Temporária de Acessibilidade do CAU/RJ.
Geraldo Nogueira: graduado em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas (SUESC), pós-graduado em Magistério Superior em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ) e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Museu Social Argentino (UMSA). Atualmente é Superintendente de Ação para Pessoas com Deficiência da Subsecretaria de Cuidados Especiais do Estado do RJ, exerce a direção da Diretoria da Pessoa com Deficiência (OAB/RJ), e atua como membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF-Rio).
Foi membro do Conselho Pleno da OAB-RJ, Subsecretário da Pessoa com Deficiência e do Trabalho no Município do Rio de Janeiro; fundador e Diretor Jurídico do Conselho Nacional dos Centros de Vida Independente (CVI-Brasil); Vice-Presidente para América Latina da Rehabilitation International (RI). Autor dos livros Pessoas com deficiência: opinião e crítica; Como criar uma organização da sociedade civil; e Aconteceu comigo.
Regina Cohen: arquiteta e urbanista, mestre em urbanismo e doutora em Psicossociologia de Comunidades pela UFRJ; pós-doutora pela Faperj; gerente da empresa Acesso-Projeto, Consultoria e Ensino em Acessibilidade (Acesso sem limites); representante do Brasil na G3ict; consultora internacional; ex-bolsista CNPQ do Núcleo Pró-Acesso; ex-bolsista CNPQ – Projeto “Acessibilidade na Copa FIFA de 2014”; visiting professor FULBRIGHT/CAPES- Universidade de Syracuse, NY (2014); e ex-coordenadora do Núcleo Pró-Acesso UFRJ. Possui experiência em acessibilidade e desenho universal. Elaborou o Manual de Acessibilidade RIO 2016 e atuou como consultora da RIO +20. Recebeu o Prêmio Internacional AEEA 2004. É conselheira da Comissão Temporária de Acessibilidade do CAU/RJ.