O Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap) anunciaram nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, segunda chamada para cursos de formação continuada. As inscrições foram abertas hoje e seguem até o dia 14 deste mês.
Os cursos são abertos aos arquitetos e urbanistas registrados no CAU e com residência no estado do Rio de Janeiro cadastrado no SICCAU. Estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de instituições de ensino superior do Rio de Janeiro também estão aptos a realizar registro nos cursos, que são gratuitos.
A inscrição é realizada através do preenchimento de formulário eletrônico (clique aqui para as inscrições de estudantes e de profissionais). Cada participante pode se inscrever em apenas um curso. Caso o profissional ou o estudante se registre em mais de um curso, será considerado o último registro.
Confira os cursos presentes na segunda chamada:
- Ferramentas alternativas: Imersão, audiovisual e escuta como análise urbana e habitacional em favelas
Data: 08, 10, 15, 17 de março – 18h às 20h30
- Memória e coprodução do território urbano: reflexões a partir da favela Rocinha
Data: 18, 19, 25, 26 de março – 15h às 17h30
- Culturas e arquiteturas indígenas – a descolonização do nosso modo de construir – Turma B
Data: 19 e 26 de março – 15h às 17h30
- Georreferenciamento como ferramenta de análise multidimensional do território urbano
Data: 12, 13, 14, 19, 21 de abril – 18h às 20h
- Paisagem Urbana e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS ONU)
Data: de 17 de fevereiro a 28 de abril – 18h às 20h
- Projeto Paisagístico para espaços livres públicos: concepção, participação e gestão
Data: de 12 de maio a 7 de julho – 18h às 20h
- Conservação da Paisagem e do Patrimônio Urbano
Data: de 2 de maio a 4 de julho – 18h às 20h
Programa de Formação Continuada do CAU/RJ 2022
Ao todo, foram ofertados gratuitamente 19 cursos, todos com apoio do CAU/RJ através do Prêmio Vera Hazan de Formação Continuada. Os cursos, que contaram também com inscrições gratuitas, contemplam uma variedade de temas, que vão desde gerenciamento de projetos e fundamentos do BIM a mapeamento digital e arquitetura indígena, com cargas horárias entre cinco e 40 horas.
“Era uma vontade antiga do CAU e do Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro (CEAU-RJ) de contribuir diretamente com a formação continuada. Estamos felizes de poder colocar à prova a modalidade”, lembrou a coordenadora da Comissão de Ensino e Formação (CEF) do CAU/RJ, Tanya Collado. “É uma ótima oportunidade para os profissionais que desejam se reposicionar no mercado profissional”, acrescentou.
Prêmio Vera Hazan do Formação Continuada
Idealizado pelo Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro (CEAU-RJ), em parceria com as comissões de Ensino e Formação (CEF) e de Exercício Profissional (CEP), o prêmio visa à formação complementar permanente dos arquitetos e urbanistas fluminenses para que possam ter acesso a novos conhecimentos (inexistentes na época de sua formação) ou consigam reforçar e atualizar conhecimentos adquiridos.
O Prêmio de Formação Continuada do CAU/RJ homenageia ainda a arquiteta e urbanista Vera Hazan, que nos deixou no dia 31 de julho de 2021, vítima da Covid-19. Arquiteta e urbanista, ex-conselheira do CAU/RJ, professora, pesquisadora e jornalista, Vera era admirada pelos colegas de profissão e muito querida pelos alunos. Profissional inquieta, dedicava-se a um novo campo de pesquisa: a arquitetura humanitária. Ao todo, o CAU/RJ destinou R$ 100 mil para a premiação.
Com a ação, o Conselho espera contribuir para a formação continuada de arquitetos e urbanistas atendendo a uma demanda objetiva pela atualização profissional no domínio de novas ferramentas de projeto e de novos métodos construtivos, além de possibilitar a abertura de novos campos de trabalho e a ampliação de sua bagagem sociocultural.