No dia 1º de dezembro, Mês Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, será lançada a Exposição Virtual Cidade Acessível, plataforma de conteúdos sobre acessibilidade e diversidade. O lançamento será online, às 17h, no canal do Youtube da exposição. O projeto é um dos selecionados no Programa de Patrocínio Cultural do CAU/RJ.
Passando por temas como cidade, educação, trabalho, arte, transporte, casa e internet, a plataforma reúne depoimentos de mais de 40 professores, artistas, influenciadores digitais, advogados, jornalistas, radialistas, etc. Todo o conteúdo é acessível, com audiodescrição, tradução para libras, contraste de cores e linguagem simplificada.
O evento será mediado pela jornalista Lucília Machado, diretora da Acessar e apresentadora do Podcast “Acessando Lucília”, com participação de Hilda Gomes, coordenadora do Serviço de Educação em Ciências e Saúde do Museu da Vida/Fiocruz, Emanoel Castro do “Vale PCD”, primeiro coletivo voltado para o protagonismo de pessoas com deficiência LGBT no Brasil e da influenciadora, paraciclista e bailarina Paula Ferrari. Haverá também performance do
coreógrafo e dançarino Marcos Abranches. O evento terá tradução simultânea em libras e transcrição.
Mais de um bilhão de pessoas, 15% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde, são pessoas com deficiência. No Brasil, esse número chega a quase 25% da população (IBGE, 2010). Mesmo assim, elas não fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas, por conta de diversas barreiras, como o preconceito e a discriminação.
Totalmente protagonizada por pessoas com deficiência – de diferentes idades, raças, gêneros e orientações sexuais –, a exposição busca informar e conscientizar as pessoas sobre as formas de exclusão vivenciadas pelas pessoas com deficiência, e apontar soluções para uma cidade acessível e uma sociedade mais diversa, empática e inclusiva.
A primeira edição da Exposição Cidade Acessível foi em 2014, em uma versão presencial interativa produzida na Casa da Ciência da UFRJ. Em 2018, uma nova montagem foi realizada no Museu da Vida na Fiocruz. Mais de 20 mil pessoas visitaram a exposição ao longo dos anos.
A exposição virtual é resultado de uma curadoria coletiva: a convite da Folguedo, Hilda Gomes, Isabel Portella, Felipe Monteiro e Renata Saavedra se uniram a Claudia Alencar, Juliana Câmara e Leo Bungarten. O objetivo dos curadores é mostrar que acessibilidade e anticapacitismo são assuntos para todas as pessoas, não só para pessoas com deficiência.
A Exposição Virtual Cidade Acessível é uma realização da Folguedo em parceria com a Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz e Museu da Vida. O projeto foi incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura por meio do Ministério do Turismo e pela Lei Municipal de ISS do Rio de Janeiro por meio da Secretaria
Municipal de Cultura. Conta com patrocínio da Guy Carpenter, Mercer, Amil, Sotreq e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro.
Lançamento da Exposição Virtual Cidade Acessível
Data: 1 de dezembro, quarta-feira, às 17h.
Canal no Youtube da exposição:
https://www.youtube.com/channel/UCZ44IHe5CGYg48HwmLZJbGw
Endereço web da Exposição Cidade Acessível: www.cidadeacessivel.com.br