A partir de agora, o Terminal Rodoviário Alvorada, localizado entre as Avenidas das Américas e Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, passa a se chamar Terminar Alvorada – Arquiteto Jaime Lerner. A nova denominação é homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro ao arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que morreu ontem, 27 de maio, aos 83 anos.
No Decreto n° 48.910, de 27 de maio de 2021, o prefeito destaca a múltipla atuação de Jaime Lerner, que conciliou as atividades de arquiteto e urbanista, professor de urbanismo na Universidade de Berkeley, prefeito de Curitiba, governador do Paraná e presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA). O decreto cita também os estudos urbanísticos e de mobilidade elaborados para a cidade do Rio de Janeiro nos anos de 1980 e sua decisiva contribuição para o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, concluído em 2018.
Jaime Lerner foi reconhecido internacionalmente a partir dos anos de 1970, quando foi prefeito de Curitiba, durante o Regime Militar. Era um profissional que atuava em diferentes frentes, com ideias ousadas e revolucionárias, como o fechamento da parte mais central da Rua XV para os carros em 1972. O Sistemas Integrado de Transporte Público de Curitiba, mais conhecido como BRT, é outra idealização que chamou atenção e foi replicada em mais de 250 cidades no Brasil e no exterior.
A vice-presidente do CAU/RJ, Noêmia Barradas, explica que Lerner transformou a capital paranaense em um grande laboratório no período em que esteve à frente da gestão municipal (1971-1974; 1979-1983; e 1989-1992). “Lerner criou muitas áreas verdes e um avançado sistema de reciclagem, tornando a cidade referência para arquitetos e urbanistas de todo o mundo como um exemplo de sustentabilidade”, explicou.
O arquiteto e urbanista diz que “todas as cidades deveriam ter um sonho e perseguir esse sonho. Em Curitiba, tivemos vários sonhos”. Lerner pensava a cidade como uma estrutura integrada de vida, trabalho e mobilidade, com uma visão de futuro, mas sempre aliando três fatores básicos: sensibilidade, dimensão humana e inovação.
“O decreto publicado hoje, que nomeia o Terminal Rodoviário Alvorada de Terminal Jaime Lerner é de profunda importância e reconhecimento da atuação desse profissional e cidadão, que atuou brilhantemente na elaboração de ações de qualificação da mobilidade, com uma visão de futuro, respeitando a vocação de cada lugar”, destacou Noêmia.