O CAU/RJ informa, com pesar, a morte do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, 83 anos. Reconhecido nacional e internacionalmente por sua prática profissional inovadora, o paranaense transformou o cenário urbano de Curitiba, cuja prefeitura assumiu por três vezes. Lerner foi ainda governador do Paraná (gestões 1994 e 1998) e presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA).
Lerner faleceu em decorrência de complicações de doença renal crônica. O arquiteto e urbanista estava internado em Curitiba desde a última sexta-feira, 21 de maio. O sepultamento está previsto para às 15h desta quinta-feira. Lerner era viúvo e deixa duas filhas, Andrea e Ilana.
Em nota, o presidente do CAU/PR, Milton Zanelatto, lamentou a morte de Lerner em nome de todos os arquitetos e urbanistas paranaenses. “Jaime Lerner deixa uma forma inovadora de pensar as cidades, priorizando o ser humano na definição do planejamento urbano”, disse.
Nascido em Curitiba (1937), formou-se na mesma cidade, pela Universidade Federal do Paraná, em 1964. Destacou-se rapidamente em concursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil e no mundo. Em 1967, ele venceu o Concurso Nacional de Projetos para o Edifício-Sede da Polícia Federal, em Brasília. Ficou em segundo lugar no Concurso Internacional Eurokursaal (Espanha) e no “International City Design Competition”, da University of Wisconsin (EUA), além de vários prêmios do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, seções estadual e nacional.
Confira abaixo o documentário “Jaime Lerner, Uma História de Sonhos”, dirigido por Carlos Deiró, que retrata e homenageia a vida e obra do arquiteto e urbanista:
https://www.youtube.com/watch?v=yB-ZkNpeZGg