A pandemia da Covid-19 afetou profundamente as dinâmicas sanitárias, sociais e econômicas planetárias, com reflexos significativos no modo de produzir cidades. Entender esse novo contexto e apresentar novas propostas urbanas e ambientais ao planejamento urbano é o desafio de 67 autores que participam do livro “Cidades Vacinadas: ensaios urbanos e ambientais para um Brasil pós-pandemia”.
Organizado pela arquiteta e urbanista e conselheira do CAU/RJ Leila Marques, com colaboração de Simone Feigelson e Denise Vogel, a obra leva o selo da editora Rio Books e foi escrita no primeiro trimestre de 2021, quando as primeiras vacinas contra Covid-19 começavam a ser aplicadas nas cidades brasileiras.
O livro está organizado em quarto partes: dois capítulos principais e dois anexos. No primeiro capítulo, as reflexões se caracterizam pelas críticas sobre arquitetura, administração pública, planejamento urbano e urbanismo, tendo em vista os problemas causados ou ampliados com pandemia, reunindo ensaios projetuais, conceituais e teóricos a serem desenvolvidos para aplicação nas cidades, além de questionamentos, num esforço conjunto de ressignificação dos caminhos da nossa civilização. O segundo capítulo apresenta textos que abordam aspectos da relação entre os ambientes construídos e naturais, a vida do homem moderno e seu comportamento social. O ponto de convergência desses textos é a qualidade da vida do homem enquanto parte do meio ambiente que habita e que dele depende para a busca, bem-sucedida, do equilíbrio sustentável. Algumas questões estão afetas às legislações ineficientes ou mal aplicadas; outras simplesmente dependem de um novo paradigma comportamental a ser adotado pela sociedade diante da pandemia mundial, cujo final esperamos ainda chegar. A terceira parte realiza um encontro lúdico entre a arte e ciência, cuja parceria é muito mais presente no cotidiano do que nos damos conta. Na última parte, no Apêndice, as organizadoras buscaram a palavra do professor, parlamentar e vereador do Rio de Janeiro, Tarcísio Motta, cuja maior votação em 2020 o credencia para as abordagens do “coletivo”.
A pré-venda está disponível no site da Editora Rio Books.